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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11089
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Bordas, Miguel Angel García | - |
dc.contributor.author | Santos, Gideon Borges dos | - |
dc.creator | Santos, Gideon Borges dos | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-17T16:16:40Z | - |
dc.date.available | 2013-05-17T16:16:40Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11089 | - |
dc.description | 132 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho buscou investigar as estratégias que os/as professores/as constroem para enfrentar as adversidades do cotidiano escolar. As abordagens fenomenológica e hermenêutica foram a inspiração metodológica da pesquisa. O estudo, que ocorreu numa escola da rede pública municipal de Salvador, com professores de 1ª a 8ª série do ensino fundamental, considerou a organização do trabalho pedagógico como elemento atrator de promoção e/ou agravar a saúde do professorado. Compreendo que a ação docente tem algumas especificidades em relação a outras categorias profissionais, discuti o exercício da profissão como uma atividade que demanda certas especificidades das organizações escolares. Entender as estratégias construídas por professores/as exigia uma discussão sobre as adversidades que eles/as enfrentam diante da docência. Essas adversidades podem ser decorrentes das relações construídas no espaço escolar e do conteúdo da ação docente. Sobre as estratégias os/as professores/as as constroem como um recurso que visa, tanto poupar energia e se desgastar menos, como encontrar, de modo criativo alternativas para enfrentar os problemas da escola. A pesquisa aponta para a necessidade de se construir uma organização do trabalho pedagógico que considere a coletividade como intrínseca à educação e à ação docente. Finalizo, destacando que as estratégias defensivas,ou de fuga, levam a uma banalização do processo educativo, enquanto as de enfrentamento ou criativas, representam um esforço no sentido de transformar a adversidade em criatividade, buscando sentido para a atividade pedagógica. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.subject | Organização do trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Saúde e trabalho | pt_BR |
dc.subject | Pedagogic organization work | pt_BR |
dc.subject | Teaching - health | pt_BR |
dc.subject | Teaching action | pt_BR |
dc.title | A fênix renasce das cinzas: o que professores e professoras fazem para enfrentar as adversidades do cotidiano escolar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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