Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10997
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Gênero em biologia no ensino médio: uma análise de livros didáticos e discurso docente |
Authors: | Pinho, Maria José Souza |
metadata.dc.creator: | Pinho, Maria José Souza |
Abstract: | Este estudo, fundamentado nas premissas teóricas dos Estudos de Gênero e Feministas,objetivou a análise dos livros didáticos de Biologia, dentre aqueles indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio - PNLEM distribuídos no ano de 2007 para todas as escolas da rede pública brasileira, bem como dos discursos dos professores e das professoras de biologia durante sua prática pedagógica. A pesquisa, de caráter qualitativo, também incluiu dados quantitativos por se entender que as duas abordagens se adequavam à elucidação das questões propostas e objetivos formulados. O estudo se ancora no campo das epistemologias feministas. Para a análise de dados, foram utilizados elementos da análise do discurso, teoria que avalia as estratégias discursivas que legitimam as hierarquias, naturalizam a exclusão e disseminam ideologias. O campo empírico, no que diz respeito aos livros analisados, foi composto de cinco obras, contabilizando onze volumes, a saber: duas obras de volume único e três coleções de três volumes, selecionadas por serem as coleções mais utilizadas nas escolas de Salvador e cinco docentes da rede estadual de Salvador/BA, que adotaram os respectivos livros didáticos em suas unidades escolares. Os docentes sujeitos da pesquisa pertencem à Rede Pública de Ensino Médio da Cidade de Salvador. Os resultados revelam como estereótipos e assimetrias do gênero estão expressos nos livros didáticos analisados, reconhecendo-se que eles constituem instrumento de apoio para professores e professoras e seus textos produzem significados e sentidos. Além disso, o discurso dos docentes contribui para a formação da identidade de gênero de seus/suas discentes, por reproduzir, por meio da linguagem, sentidos que reiteram a hegemonia masculina e androcêntrica. Os resultados da pesquisa de campo confrontados com o referencial teórico fornecem elementos que sugerem a marca de gênero nos livros didáticos e no discurso docente. |
Keywords: | Teacher’s speech Biology Science Educação Gender Discurso docente Livro didático Biologia Ciência Gênero School book |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10997 |
Issue Date: | 2009 |
Appears in Collections: | Dissertação (PGEDU) |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.