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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10997
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Souza, Ângela Maria Freire de Lima e | - |
dc.contributor.author | Pinho, Maria José Souza | - |
dc.creator | Pinho, Maria José Souza | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-16T17:43:35Z | - |
dc.date.available | 2013-05-16T17:43:35Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10997 | - |
dc.description.abstract | Este estudo, fundamentado nas premissas teóricas dos Estudos de Gênero e Feministas,objetivou a análise dos livros didáticos de Biologia, dentre aqueles indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio - PNLEM distribuídos no ano de 2007 para todas as escolas da rede pública brasileira, bem como dos discursos dos professores e das professoras de biologia durante sua prática pedagógica. A pesquisa, de caráter qualitativo, também incluiu dados quantitativos por se entender que as duas abordagens se adequavam à elucidação das questões propostas e objetivos formulados. O estudo se ancora no campo das epistemologias feministas. Para a análise de dados, foram utilizados elementos da análise do discurso, teoria que avalia as estratégias discursivas que legitimam as hierarquias, naturalizam a exclusão e disseminam ideologias. O campo empírico, no que diz respeito aos livros analisados, foi composto de cinco obras, contabilizando onze volumes, a saber: duas obras de volume único e três coleções de três volumes, selecionadas por serem as coleções mais utilizadas nas escolas de Salvador e cinco docentes da rede estadual de Salvador/BA, que adotaram os respectivos livros didáticos em suas unidades escolares. Os docentes sujeitos da pesquisa pertencem à Rede Pública de Ensino Médio da Cidade de Salvador. Os resultados revelam como estereótipos e assimetrias do gênero estão expressos nos livros didáticos analisados, reconhecendo-se que eles constituem instrumento de apoio para professores e professoras e seus textos produzem significados e sentidos. Além disso, o discurso dos docentes contribui para a formação da identidade de gênero de seus/suas discentes, por reproduzir, por meio da linguagem, sentidos que reiteram a hegemonia masculina e androcêntrica. Os resultados da pesquisa de campo confrontados com o referencial teórico fornecem elementos que sugerem a marca de gênero nos livros didáticos e no discurso docente. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Teacher’s speech | pt_BR |
dc.subject | Biology | pt_BR |
dc.subject | Science | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Gender | pt_BR |
dc.subject | Discurso docente | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | Ciência | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | School book | pt_BR |
dc.title | Gênero em biologia no ensino médio: uma análise de livros didáticos e discurso docente | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
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