Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10982
metadata.dc.type: Tese
Título : A licenciatura em química da UFBA: epistemologia, currículo e prática docente
Autor : Lôbo, Soraia Freaza
metadata.dc.creator: Lôbo, Soraia Freaza
Resumen : Este trabalho trata da formação inicial do professor de Química, dentro de uma perspectiva em que as questões epistemológicas, pedagógicas e suas relações com o currículo da licenciatura, constituíram o eixo de sustentação das reflexões e análises realizadas. Partiu-se do pressuposto que as concepções epistemológicas e pedagógicas dos professores de ciências tem uma influência marcante sobre suas práticas docentes e decisões curriculares, de modo que propostas de reformulação curricular devem levar em conta a explicitação das crenças, concepções e visões de mundo dos sujeitos envolvidos no processo de formação. Foram levantadas as concepções epistemológicas e pedagógicas de professores e alunos do curso de licenciatura em Química da UFBA, com o objetivo de explicitá-las, estabelecer relações entre elas e o currículo instituído e encontrar elementos para a superação de obstáculos resultantes de concepções inadequadas. Os dados foram obtidos utilizando-se metodologia qualitativa e os resultados apresentados, através de perfis de concepções, com base nas noções de perfil epistemológico de Bachelard e perfil conceitual de Mortimer. Estes resultados mostraram correlações entre as concepções dos professores, suas práticas docentes e as concepções dos alunos, algumas delas consideradas obstáculos para a formação docente em Química, na contemporaneidade. Apesar disso, concluiu-se que é possível criar ?nichos? curriculares que possibilitem uma formação profissional mais autônoma, mais reflexiva e focada na prática profissional, a partir do aprofundamento do debate epistemológico e das relações entre epistemologia, currículo e a formação do professor de Química, como forma de superação do modelo da racionalidade técnica, ainda predominante nesta área.
Palabras clave : Epistemologia
Currículo
Formação docente em química
Epistemology
Bachelor's degree in chemistry with teacher's certification
Curriculum
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10982
Fecha de publicación : 2004
Aparece en las colecciones: Tese (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tese_Soraia Logo1.pdfParte 1885,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tese_Soraia Logo2.pdfParte 21,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tese_Soraia Logo3.pdfParte 31,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tese_Soraia Logo4.pdfParte 41,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.