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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTenório, Robinson Moreira-
dc.contributor.advisorSerpa, Luiz Felippe Perret-
dc.contributor.authorLôbo, Soraia Freaza-
dc.creatorLôbo, Soraia Freaza-
dc.date.accessioned2013-05-16T17:33:32Z-
dc.date.available2013-05-16T17:33:32Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10982-
dc.description268 f.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho trata da formação inicial do professor de Química, dentro de uma perspectiva em que as questões epistemológicas, pedagógicas e suas relações com o currículo da licenciatura, constituíram o eixo de sustentação das reflexões e análises realizadas. Partiu-se do pressuposto que as concepções epistemológicas e pedagógicas dos professores de ciências tem uma influência marcante sobre suas práticas docentes e decisões curriculares, de modo que propostas de reformulação curricular devem levar em conta a explicitação das crenças, concepções e visões de mundo dos sujeitos envolvidos no processo de formação. Foram levantadas as concepções epistemológicas e pedagógicas de professores e alunos do curso de licenciatura em Química da UFBA, com o objetivo de explicitá-las, estabelecer relações entre elas e o currículo instituído e encontrar elementos para a superação de obstáculos resultantes de concepções inadequadas. Os dados foram obtidos utilizando-se metodologia qualitativa e os resultados apresentados, através de perfis de concepções, com base nas noções de perfil epistemológico de Bachelard e perfil conceitual de Mortimer. Estes resultados mostraram correlações entre as concepções dos professores, suas práticas docentes e as concepções dos alunos, algumas delas consideradas obstáculos para a formação docente em Química, na contemporaneidade. Apesar disso, concluiu-se que é possível criar ?nichos? curriculares que possibilitem uma formação profissional mais autônoma, mais reflexiva e focada na prática profissional, a partir do aprofundamento do debate epistemológico e das relações entre epistemologia, currículo e a formação do professor de Química, como forma de superação do modelo da racionalidade técnica, ainda predominante nesta área.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormação docente em químicapt_BR
dc.subjectEpistemologypt_BR
dc.subjectBachelor's degree in chemistry with teacher's certificationpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.titleA licenciatura em química da UFBA: epistemologia, currículo e prática docentept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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