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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10982
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Tenório, Robinson Moreira | - |
dc.contributor.advisor | Serpa, Luiz Felippe Perret | - |
dc.contributor.author | Lôbo, Soraia Freaza | - |
dc.creator | Lôbo, Soraia Freaza | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-16T17:33:32Z | - |
dc.date.available | 2013-05-16T17:33:32Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10982 | - |
dc.description | 268 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho trata da formação inicial do professor de Química, dentro de uma perspectiva em que as questões epistemológicas, pedagógicas e suas relações com o currículo da licenciatura, constituíram o eixo de sustentação das reflexões e análises realizadas. Partiu-se do pressuposto que as concepções epistemológicas e pedagógicas dos professores de ciências tem uma influência marcante sobre suas práticas docentes e decisões curriculares, de modo que propostas de reformulação curricular devem levar em conta a explicitação das crenças, concepções e visões de mundo dos sujeitos envolvidos no processo de formação. Foram levantadas as concepções epistemológicas e pedagógicas de professores e alunos do curso de licenciatura em Química da UFBA, com o objetivo de explicitá-las, estabelecer relações entre elas e o currículo instituído e encontrar elementos para a superação de obstáculos resultantes de concepções inadequadas. Os dados foram obtidos utilizando-se metodologia qualitativa e os resultados apresentados, através de perfis de concepções, com base nas noções de perfil epistemológico de Bachelard e perfil conceitual de Mortimer. Estes resultados mostraram correlações entre as concepções dos professores, suas práticas docentes e as concepções dos alunos, algumas delas consideradas obstáculos para a formação docente em Química, na contemporaneidade. Apesar disso, concluiu-se que é possível criar ?nichos? curriculares que possibilitem uma formação profissional mais autônoma, mais reflexiva e focada na prática profissional, a partir do aprofundamento do debate epistemológico e das relações entre epistemologia, currículo e a formação do professor de Química, como forma de superação do modelo da racionalidade técnica, ainda predominante nesta área. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Epistemologia | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Formação docente em química | pt_BR |
dc.subject | Epistemology | pt_BR |
dc.subject | Bachelor's degree in chemistry with teacher's certification | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.title | A licenciatura em química da UFBA: epistemologia, currículo e prática docente | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
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