Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10982
metadata.dc.type: | Tese |
Title: | A licenciatura em química da UFBA: epistemologia, currículo e prática docente |
Authors: | Lôbo, Soraia Freaza |
metadata.dc.creator: | Lôbo, Soraia Freaza |
Abstract: | Este trabalho trata da formação inicial do professor de Química, dentro de uma perspectiva em que as questões epistemológicas, pedagógicas e suas relações com o currículo da licenciatura, constituíram o eixo de sustentação das reflexões e análises realizadas. Partiu-se do pressuposto que as concepções epistemológicas e pedagógicas dos professores de ciências tem uma influência marcante sobre suas práticas docentes e decisões curriculares, de modo que propostas de reformulação curricular devem levar em conta a explicitação das crenças, concepções e visões de mundo dos sujeitos envolvidos no processo de formação. Foram levantadas as concepções epistemológicas e pedagógicas de professores e alunos do curso de licenciatura em Química da UFBA, com o objetivo de explicitá-las, estabelecer relações entre elas e o currículo instituído e encontrar elementos para a superação de obstáculos resultantes de concepções inadequadas. Os dados foram obtidos utilizando-se metodologia qualitativa e os resultados apresentados, através de perfis de concepções, com base nas noções de perfil epistemológico de Bachelard e perfil conceitual de Mortimer. Estes resultados mostraram correlações entre as concepções dos professores, suas práticas docentes e as concepções dos alunos, algumas delas consideradas obstáculos para a formação docente em Química, na contemporaneidade. Apesar disso, concluiu-se que é possível criar ?nichos? curriculares que possibilitem uma formação profissional mais autônoma, mais reflexiva e focada na prática profissional, a partir do aprofundamento do debate epistemológico e das relações entre epistemologia, currículo e a formação do professor de Química, como forma de superação do modelo da racionalidade técnica, ainda predominante nesta área. |
Keywords: | Epistemologia Currículo Formação docente em química Epistemology Bachelor's degree in chemistry with teacher's certification Curriculum |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10982 |
Issue Date: | 2004 |
Appears in Collections: | Tese (PGEDU) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese_Soraia Logo1.pdf | Parte 1 | 885,24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Tese_Soraia Logo2.pdf | Parte 2 | 1,7 MB | Adobe PDF | View/Open |
Tese_Soraia Logo3.pdf | Parte 3 | 1,95 MB | Adobe PDF | View/Open |
Tese_Soraia Logo4.pdf | Parte 4 | 1,51 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.