Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10870
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Educação profissional de pessoas jovens e adultas: novo campo da profissionalidade docente |
Authors: | Gonçalves, Maria de Cássia Passos Brandão |
metadata.dc.creator: | Gonçalves, Maria de Cássia Passos Brandão |
Abstract: | Este trabalho teve como objeto de estudo a formação e profissionalidade de professores da educação de jovens e adultos, no contexto do Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – CEPROEJA, do Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia – CEFET-BA – Campus de Salvador. O objetivo foi investigar as formas pelas quais professores e professoras, ao se relacionarem com as práticas educativas construíram a sua profissionalidade. Para tanto, o referencial teórico que serve de fundamento para esta pesquisa foi pautado nos estudos de Freire, Di Pierro,Haddad,Kohl,Arroyo, Paiva, Tardif, Contreras, Hypolito, Nóvoa, Veiga,Dubar e outros. Os sujeitos da pesquisa foram os professores/professoras e coordenador do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA e coordenadora do CEPROEJA. A pesquisa evidencia que a assunção do compromisso com o ato educativo, com a construção de uma educação profissional de pessoas jovens e adultas cidadã, requer dos professores o desenvolvimento da profissionalidade. E, por sua vez, de uma formação de professores que, ao valorizar as experiências e os saberes construídos ao longo do exercício da docência, proporcione aos professores em formação o conteúdo crítico necessário à reflexão, com vistas ao desenvolvimento de competências cognitivas superiores que são, também, necessárias ao desenvolvimento de competências e saberes profissionais. |
Keywords: | Educação de jovens e adultos Formação de professores Educação Profissionalidade docente Young and adult education Teacher’s formation and teaching Professionalism |
Publisher: | Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10870 |
Issue Date: | 2009 |
Appears in Collections: | Dissertação (PGEDU) |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.