Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10870
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFartes, Vera Lúcia Bueno-
dc.contributor.authorGonçalves, Maria de Cássia Passos Brandão-
dc.creatorGonçalves, Maria de Cássia Passos Brandão-
dc.date.accessioned2013-05-11T15:28:34Z-
dc.date.available2013-05-11T15:28:34Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10870-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objeto de estudo a formação e profissionalidade de professores da educação de jovens e adultos, no contexto do Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – CEPROEJA, do Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia – CEFET-BA – Campus de Salvador. O objetivo foi investigar as formas pelas quais professores e professoras, ao se relacionarem com as práticas educativas construíram a sua profissionalidade. Para tanto, o referencial teórico que serve de fundamento para esta pesquisa foi pautado nos estudos de Freire, Di Pierro,Haddad,Kohl,Arroyo, Paiva, Tardif, Contreras, Hypolito, Nóvoa, Veiga,Dubar e outros. Os sujeitos da pesquisa foram os professores/professoras e coordenador do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA e coordenadora do CEPROEJA. A pesquisa evidencia que a assunção do compromisso com o ato educativo, com a construção de uma educação profissional de pessoas jovens e adultas cidadã, requer dos professores o desenvolvimento da profissionalidade. E, por sua vez, de uma formação de professores que, ao valorizar as experiências e os saberes construídos ao longo do exercício da docência, proporcione aos professores em formação o conteúdo crítico necessário à reflexão, com vistas ao desenvolvimento de competências cognitivas superiores que são, também, necessárias ao desenvolvimento de competências e saberes profissionais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação da UFBApt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfissionalidade docentept_BR
dc.subjectYoung and adult educationpt_BR
dc.subjectTeacher’s formation and teaching Professionalismpt_BR
dc.titleEducação profissional de pessoas jovens e adultas: novo campo da profissionalidade docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.