Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10870
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fartes, Vera Lúcia Bueno | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Maria de Cássia Passos Brandão | - |
dc.creator | Gonçalves, Maria de Cássia Passos Brandão | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-11T15:28:34Z | - |
dc.date.available | 2013-05-11T15:28:34Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10870 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objeto de estudo a formação e profissionalidade de professores da educação de jovens e adultos, no contexto do Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – CEPROEJA, do Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia – CEFET-BA – Campus de Salvador. O objetivo foi investigar as formas pelas quais professores e professoras, ao se relacionarem com as práticas educativas construíram a sua profissionalidade. Para tanto, o referencial teórico que serve de fundamento para esta pesquisa foi pautado nos estudos de Freire, Di Pierro,Haddad,Kohl,Arroyo, Paiva, Tardif, Contreras, Hypolito, Nóvoa, Veiga,Dubar e outros. Os sujeitos da pesquisa foram os professores/professoras e coordenador do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA e coordenadora do CEPROEJA. A pesquisa evidencia que a assunção do compromisso com o ato educativo, com a construção de uma educação profissional de pessoas jovens e adultas cidadã, requer dos professores o desenvolvimento da profissionalidade. E, por sua vez, de uma formação de professores que, ao valorizar as experiências e os saberes construídos ao longo do exercício da docência, proporcione aos professores em formação o conteúdo crítico necessário à reflexão, com vistas ao desenvolvimento de competências cognitivas superiores que são, também, necessárias ao desenvolvimento de competências e saberes profissionais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Profissionalidade docente | pt_BR |
dc.subject | Young and adult education | pt_BR |
dc.subject | Teacher’s formation and teaching Professionalism | pt_BR |
dc.title | Educação profissional de pessoas jovens e adultas: novo campo da profissionalidade docente | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.