Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10604
metadata.dc.type: Dissertação
Título : No labirinto das concepções e das práticas do ensino da história recente: a memória da resistência à ditadura militar no Brasil
Autor : Miranda, Tânia Côrtes Andrade
metadata.dc.creator: Miranda, Tânia Côrtes Andrade
Resumen : Este trabalho - No Labirinto das Concepções e das Práticas do Ensino da História Recente - a memória da resistência à ditadura militar no Brasil - é o resultado de uma pesquisa que objetivou, analisar se e de que forma a história recente se incorporou ao cenário do ensino de História, a partir da investigação de três espaços de aprendizagem: na cidade de Salvador, uma Escola da rede privada de ensino e outra da rede pública e no município de Irecê, o Curso de Licenciatura em Pedagogia de Irecê-UFBa. A investigação se deu através da temática: A memória da resistência à ditadura militar no Brasil, no que diz respeito tanto ao conteúdo quanto à metodologia utilizada, com ênfase na importância da história oral para tal processo de ensino e aprendizagem. Discutiram-se as concepções e as práticas do ensino de História e os resultados mostraram que a história recente não chega, efetivamente, às nossas salas de aulas, mesmo sendo este fato alvo de preocupação por parte de professoras e professores.
Palabras clave : História recente
Memória
Ditadura militar
Educação
Recent history
Education
Memory
Military dictatorship
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10604
Fecha de publicación : 2006
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_Tania Miranda.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.