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dc.contributor.advisorCarvalho, Maria Inez da Silva de Souza-
dc.contributor.authorMiranda, Tânia Côrtes Andrade-
dc.creatorMiranda, Tânia Côrtes Andrade-
dc.date.accessioned2013-05-08T19:02:38Z-
dc.date.available2013-05-08T19:02:38Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10604-
dc.description.abstractEste trabalho - No Labirinto das Concepções e das Práticas do Ensino da História Recente - a memória da resistência à ditadura militar no Brasil - é o resultado de uma pesquisa que objetivou, analisar se e de que forma a história recente se incorporou ao cenário do ensino de História, a partir da investigação de três espaços de aprendizagem: na cidade de Salvador, uma Escola da rede privada de ensino e outra da rede pública e no município de Irecê, o Curso de Licenciatura em Pedagogia de Irecê-UFBa. A investigação se deu através da temática: A memória da resistência à ditadura militar no Brasil, no que diz respeito tanto ao conteúdo quanto à metodologia utilizada, com ênfase na importância da história oral para tal processo de ensino e aprendizagem. Discutiram-se as concepções e as práticas do ensino de História e os resultados mostraram que a história recente não chega, efetivamente, às nossas salas de aulas, mesmo sendo este fato alvo de preocupação por parte de professoras e professores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHistória recentept_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectDitadura militarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRecent historypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectMilitary dictatorshippt_BR
dc.titleNo labirinto das concepções e das práticas do ensino da história recente: a memória da resistência à ditadura militar no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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