Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10604
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | No labirinto das concepções e das práticas do ensino da história recente: a memória da resistência à ditadura militar no Brasil |
Autor : | Miranda, Tânia Côrtes Andrade |
metadata.dc.creator: | Miranda, Tânia Côrtes Andrade |
Resumen : | Este trabalho - No Labirinto das Concepções e das Práticas do Ensino da História Recente - a memória da resistência à ditadura militar no Brasil - é o resultado de uma pesquisa que objetivou, analisar se e de que forma a história recente se incorporou ao cenário do ensino de História, a partir da investigação de três espaços de aprendizagem: na cidade de Salvador, uma Escola da rede privada de ensino e outra da rede pública e no município de Irecê, o Curso de Licenciatura em Pedagogia de Irecê-UFBa. A investigação se deu através da temática: A memória da resistência à ditadura militar no Brasil, no que diz respeito tanto ao conteúdo quanto à metodologia utilizada, com ênfase na importância da história oral para tal processo de ensino e aprendizagem. Discutiram-se as concepções e as práticas do ensino de História e os resultados mostraram que a história recente não chega, efetivamente, às nossas salas de aulas, mesmo sendo este fato alvo de preocupação por parte de professoras e professores. |
Palabras clave : | História recente Memória Ditadura militar Educação Recent history Education Memory Military dictatorship |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10604 |
Fecha de publicación : | 2006 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PGEDU) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Tania Miranda.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.