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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10566
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Coração de professor: o (des) encanto do trabalho sob uma visão sócio-histórica e lúdica |
Autor : | Ressurreição, Sueli Barros da |
metadata.dc.creator: | Ressurreição, Sueli Barros da |
Resumen : | A pesquisa teve como objeto de estudo da afetividade no trabalho docente, analisando a importância da ludicidade e da vivência psicocorporal na formação de professores. Buscou, como pauta, a análise da ambigüidade do papel profissional que permeia a crise do professorado neste século, diante das pressões e exigências advindas das mudanças sociais, da racionalidade tecnocientífica, da pulverização do trabalho docente, da descaracterização de sua ação e seus reflexos na prática pedagógica. Procurou, desse modo, compreender como estes fatos podem ser desencadeantes do esgotamento emocional, da falta de envolvimento pessoal na atividade realizada, levando o professor a um mal-estar, a uma perda de sentido no seu gesto, a um desencanto com sua prática. Ao mesmo tempo, discutiu a importância da ludicidade na formação profissional, no investimento afetivo e no reencanto do professor em seu trabalho. O referencial teórico foi fundamentado no materialismo histórico de Karl Marx sobre as funções ontológica e alienadora do trabalho; na abordagem da Psicologia Sócio-Histórica sobre afetividade; nas pesquisas sobre o mal-estar docente e na análise sobre formação de professor; nos teóricos e pesquisadores da ludicidade e das atividades lúdicocorporais. A investigação qualitativa foi realizada mediante um estudo de caso com vinte e cinco professores da rede pública de Ensino Médio, vinculados aos principais colégios situados na cidade de Salvador-Bahia. O estudo concluiu que as atividades lúdico-corporais na formação de professores representam uma estratégia eficaz para enfrentar as adversidades do ofício, ao ampliar sua consciência e atuar no seu equilíbrio afetivo-energético. Dessa forma, podem contribuir para formulações de políticas voltadas para formação docente e para prevenção de doenças ocupacionais desta categoria. |
Palabras clave : | Afetividade Trabalho docente Formação de professores Ludicidade Atividades lúdico-corporais Affectivity Play-corporal activities Play Teacher formation Docent work |
Editorial : | Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10566 |
Fecha de publicación : | 2005 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PGEDU) |
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