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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10566
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Porto, Bernadete de Souza | - |
dc.contributor.author | Ressurreição, Sueli Barros da | - |
dc.creator | Ressurreição, Sueli Barros da | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-08T13:28:55Z | - |
dc.date.available | 2013-05-08T13:28:55Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10566 | - |
dc.description | 344f. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa teve como objeto de estudo da afetividade no trabalho docente, analisando a importância da ludicidade e da vivência psicocorporal na formação de professores. Buscou, como pauta, a análise da ambigüidade do papel profissional que permeia a crise do professorado neste século, diante das pressões e exigências advindas das mudanças sociais, da racionalidade tecnocientífica, da pulverização do trabalho docente, da descaracterização de sua ação e seus reflexos na prática pedagógica. Procurou, desse modo, compreender como estes fatos podem ser desencadeantes do esgotamento emocional, da falta de envolvimento pessoal na atividade realizada, levando o professor a um mal-estar, a uma perda de sentido no seu gesto, a um desencanto com sua prática. Ao mesmo tempo, discutiu a importância da ludicidade na formação profissional, no investimento afetivo e no reencanto do professor em seu trabalho. O referencial teórico foi fundamentado no materialismo histórico de Karl Marx sobre as funções ontológica e alienadora do trabalho; na abordagem da Psicologia Sócio-Histórica sobre afetividade; nas pesquisas sobre o mal-estar docente e na análise sobre formação de professor; nos teóricos e pesquisadores da ludicidade e das atividades lúdicocorporais. A investigação qualitativa foi realizada mediante um estudo de caso com vinte e cinco professores da rede pública de Ensino Médio, vinculados aos principais colégios situados na cidade de Salvador-Bahia. O estudo concluiu que as atividades lúdico-corporais na formação de professores representam uma estratégia eficaz para enfrentar as adversidades do ofício, ao ampliar sua consciência e atuar no seu equilíbrio afetivo-energético. Dessa forma, podem contribuir para formulações de políticas voltadas para formação docente e para prevenção de doenças ocupacionais desta categoria. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Atividades lúdico-corporais | pt_BR |
dc.subject | Affectivity | pt_BR |
dc.subject | Play-corporal activities | pt_BR |
dc.subject | Play | pt_BR |
dc.subject | Teacher formation | pt_BR |
dc.subject | Docent work | pt_BR |
dc.title | Coração de professor: o (des) encanto do trabalho sob uma visão sócio-histórica e lúdica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
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