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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPorto, Bernadete de Souza-
dc.contributor.authorRessurreição, Sueli Barros da-
dc.creatorRessurreição, Sueli Barros da-
dc.date.accessioned2013-05-08T13:28:55Z-
dc.date.available2013-05-08T13:28:55Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10566-
dc.description344f.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa teve como objeto de estudo da afetividade no trabalho docente, analisando a importância da ludicidade e da vivência psicocorporal na formação de professores. Buscou, como pauta, a análise da ambigüidade do papel profissional que permeia a crise do professorado neste século, diante das pressões e exigências advindas das mudanças sociais, da racionalidade tecnocientífica, da pulverização do trabalho docente, da descaracterização de sua ação e seus reflexos na prática pedagógica. Procurou, desse modo, compreender como estes fatos podem ser desencadeantes do esgotamento emocional, da falta de envolvimento pessoal na atividade realizada, levando o professor a um mal-estar, a uma perda de sentido no seu gesto, a um desencanto com sua prática. Ao mesmo tempo, discutiu a importância da ludicidade na formação profissional, no investimento afetivo e no reencanto do professor em seu trabalho. O referencial teórico foi fundamentado no materialismo histórico de Karl Marx sobre as funções ontológica e alienadora do trabalho; na abordagem da Psicologia Sócio-Histórica sobre afetividade; nas pesquisas sobre o mal-estar docente e na análise sobre formação de professor; nos teóricos e pesquisadores da ludicidade e das atividades lúdicocorporais. A investigação qualitativa foi realizada mediante um estudo de caso com vinte e cinco professores da rede pública de Ensino Médio, vinculados aos principais colégios situados na cidade de Salvador-Bahia. O estudo concluiu que as atividades lúdico-corporais na formação de professores representam uma estratégia eficaz para enfrentar as adversidades do ofício, ao ampliar sua consciência e atuar no seu equilíbrio afetivo-energético. Dessa forma, podem contribuir para formulações de políticas voltadas para formação docente e para prevenção de doenças ocupacionais desta categoria.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação da UFBApt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectAtividades lúdico-corporaispt_BR
dc.subjectAffectivitypt_BR
dc.subjectPlay-corporal activitiespt_BR
dc.subjectPlaypt_BR
dc.subjectTeacher formationpt_BR
dc.subjectDocent workpt_BR
dc.titleCoração de professor: o (des) encanto do trabalho sob uma visão sócio-histórica e lúdicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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