Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10475
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Saberes docentes em ambientes virtuais de aprendizagem
Authors: Pereira, Socorro Aparecida Cabral
metadata.dc.creator: Pereira, Socorro Aparecida Cabral
Abstract: O presente trabalho, intitulado Saberes Docentes em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, buscou refletir sobre a itinerância docente em educação online, de quatro professores que atuaram no Curso de Tutores da UFBA. Compreender a natureza dos saberes docentes e sua construção no contexto da cibercultura, evidenciando suas lacunas e possibilidades, foi nosso objetivo. A abordagem metodológica utilizada foi a etnopesquisa-formação, tendo como método o estudo de caso. Esta metodologia traz como principal característica a importância do pesquisador vivenciar reflexões sobre o processo formativo juntamente com os sujeitos da pesquisa, e assim potencializar momentos fecundos de formação sobre o que foi observado, percebido e sentido na itinerância ao longo do trabalho. O estudo de caso permitiu uma reflexão mais aprofundada da realidade em estudo, porque tivemos a oportunidade de estabelecer constantes diálogos com os sujeitos da pesquisa, compreender os sentidos e significados atribuídos à docência nesse cenário. A pesquisa mostra a importância de o docente estar imerso no contexto digital, interagir, questionar e refletir sobre a dinâmica da cibercultura. Deste modo, a experiência como aluno online em diferentes cursos de formação continuada, os saberes oriundos da experiência online como professor e os saberes oriundos das relações estabelecidas pelos professores com seus pares, evidenciaram o desafio de se pensar a formação numa abordagem que contemple seu desenvolvimento pessoal e profissional. A pesquisa também mapeou alguns saberes docentes oriundos do contexto da cibercultura e os principais dilemas vivenciados pelos professores nesse cenário. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de mais investimentos de pesquisa nessa área e, decorrente disso, a construção de um estatuto de conhecimentos sobre a docência online.
Keywords: Cibercultura
Educação online
Saberes docentes
Cyber culture
Online education
Teaching methods
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10475
Issue Date: 2008
Appears in Collections:Dissertação (PGEDU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Socorro Pereira.pdf2,9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.