Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10475
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Saberes docentes em ambientes virtuais de aprendizagem |
Authors: | Pereira, Socorro Aparecida Cabral |
metadata.dc.creator: | Pereira, Socorro Aparecida Cabral |
Abstract: | O presente trabalho, intitulado Saberes Docentes em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, buscou refletir sobre a itinerância docente em educação online, de quatro professores que atuaram no Curso de Tutores da UFBA. Compreender a natureza dos saberes docentes e sua construção no contexto da cibercultura, evidenciando suas lacunas e possibilidades, foi nosso objetivo. A abordagem metodológica utilizada foi a etnopesquisa-formação, tendo como método o estudo de caso. Esta metodologia traz como principal característica a importância do pesquisador vivenciar reflexões sobre o processo formativo juntamente com os sujeitos da pesquisa, e assim potencializar momentos fecundos de formação sobre o que foi observado, percebido e sentido na itinerância ao longo do trabalho. O estudo de caso permitiu uma reflexão mais aprofundada da realidade em estudo, porque tivemos a oportunidade de estabelecer constantes diálogos com os sujeitos da pesquisa, compreender os sentidos e significados atribuídos à docência nesse cenário. A pesquisa mostra a importância de o docente estar imerso no contexto digital, interagir, questionar e refletir sobre a dinâmica da cibercultura. Deste modo, a experiência como aluno online em diferentes cursos de formação continuada, os saberes oriundos da experiência online como professor e os saberes oriundos das relações estabelecidas pelos professores com seus pares, evidenciaram o desafio de se pensar a formação numa abordagem que contemple seu desenvolvimento pessoal e profissional. A pesquisa também mapeou alguns saberes docentes oriundos do contexto da cibercultura e os principais dilemas vivenciados pelos professores nesse cenário. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de mais investimentos de pesquisa nessa área e, decorrente disso, a construção de um estatuto de conhecimentos sobre a docência online. |
Keywords: | Cibercultura Educação online Saberes docentes Cyber culture Online education Teaching methods |
Publisher: | Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10475 |
Issue Date: | 2008 |
Appears in Collections: | Dissertação (PGEDU) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao Socorro Pereira.pdf | 2,9 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.