Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10475
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPretto, Nelson de Luca-
dc.contributor.authorPereira, Socorro Aparecida Cabral-
dc.creatorPereira, Socorro Aparecida Cabral-
dc.date.accessioned2013-05-07T16:20:25Z-
dc.date.available2013-05-07T16:20:25Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10475-
dc.description.abstractO presente trabalho, intitulado Saberes Docentes em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, buscou refletir sobre a itinerância docente em educação online, de quatro professores que atuaram no Curso de Tutores da UFBA. Compreender a natureza dos saberes docentes e sua construção no contexto da cibercultura, evidenciando suas lacunas e possibilidades, foi nosso objetivo. A abordagem metodológica utilizada foi a etnopesquisa-formação, tendo como método o estudo de caso. Esta metodologia traz como principal característica a importância do pesquisador vivenciar reflexões sobre o processo formativo juntamente com os sujeitos da pesquisa, e assim potencializar momentos fecundos de formação sobre o que foi observado, percebido e sentido na itinerância ao longo do trabalho. O estudo de caso permitiu uma reflexão mais aprofundada da realidade em estudo, porque tivemos a oportunidade de estabelecer constantes diálogos com os sujeitos da pesquisa, compreender os sentidos e significados atribuídos à docência nesse cenário. A pesquisa mostra a importância de o docente estar imerso no contexto digital, interagir, questionar e refletir sobre a dinâmica da cibercultura. Deste modo, a experiência como aluno online em diferentes cursos de formação continuada, os saberes oriundos da experiência online como professor e os saberes oriundos das relações estabelecidas pelos professores com seus pares, evidenciaram o desafio de se pensar a formação numa abordagem que contemple seu desenvolvimento pessoal e profissional. A pesquisa também mapeou alguns saberes docentes oriundos do contexto da cibercultura e os principais dilemas vivenciados pelos professores nesse cenário. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de mais investimentos de pesquisa nessa área e, decorrente disso, a construção de um estatuto de conhecimentos sobre a docência online.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação da UFBApt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectEducação onlinept_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectCyber culturept_BR
dc.subjectOnline educationpt_BR
dc.subjectTeaching methodspt_BR
dc.titleSaberes docentes em ambientes virtuais de aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Socorro Pereira.pdf2,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.