Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10202
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A concepção dos professores diante do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em contexto escolar: um estudo de caso
Authors: Cardoso, Diana Maria Pereira
metadata.dc.creator: Cardoso, Diana Maria Pereira
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a concepção do professor sobre o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) na identificação, caracterização e gestão dos comportamentos desatento, hiperativo e impulsivo dos alunos em sala de aula. Os sujeitos da pesquisa foram quarenta professores que lecionam nas classes de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio em escolas públicas e / ou particulares da cidade de Salvador, participantes dos cursos ministrados pela mestranda sobre TDAH entre o 2º semestre de 2005 e o 1º semestre de 2006. O referencial teórico foi construído com base em: Barkley (2002), Mattos (2003), Arruda (2006), Vasconcellos (2002), Vigotski (1998) e outros autores. O método adotado foi a análise de conteúdo obtido a partir das informações contidas no instrumento utilizado para a coleta dos dados: um questionário aberto contendo 11 (onze) questões que foram distribuídas em três categorias: a primeira referiu-se a caracterização dos comportamentos desatento, hiperativo e impulsivo; a segunda dedicou-se ao aspectos social e emocional e a terceira tratou da práxis pedagógica. Diante da análise dos dados, observou-se a semelhança da descrição das características dos comportamentos desatento, hiperativo e impulsivo, feita pelos professores, com os critérios diagnósticos do TDAH apresentados pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM IV. Constatou-se, assim, que o conhecimento dos professores sobre o TDAH, consiste apenas em caracterizar os comportamentos desatento, hiperativo e impulsivo. Os resultados mostraram o desconhecimento e despreparo deles para lidar com o aluno que apresenta estes tipos de comportamento em sala de aula; bem como os sentimentos de impotência, intolerância e incapacidade vivenciados pelo professor. Por fim, evidenciou-se a importância de fomentar discussão sobre o modelo de gestão e metodologia usado em sala de aula, pois o estudo revelou a tendência dos professores em atribuir o comportamento inadequado do aluno a causas familiares, emocionais e sociais, esquecendo de refletir sobre a práxis pedagógica adotada nas escolas.
Keywords: TDAH
Comportamento desatento
Comportamento hiperativo
Comportamento impulsivo
Educação especial
ADHD
Inattentive behavior
Hyperactive behavior
Impulsive behavior
Special needs education
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10202
Issue Date: 2007
Appears in Collections:Dissertação (PGEDU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_Diana Cardoso.pdf628,74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.