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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMiranda, Theresinha Guimarães-
dc.contributor.advisorSilva, Maria Cecilia de Paula-
dc.contributor.authorCardoso, Diana Maria Pereira-
dc.creatorCardoso, Diana Maria Pereira-
dc.date.accessioned2013-04-30T20:22:42Z-
dc.date.available2013-04-30T20:22:42Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10202-
dc.description137 f.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo analisar a concepção do professor sobre o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) na identificação, caracterização e gestão dos comportamentos desatento, hiperativo e impulsivo dos alunos em sala de aula. Os sujeitos da pesquisa foram quarenta professores que lecionam nas classes de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio em escolas públicas e / ou particulares da cidade de Salvador, participantes dos cursos ministrados pela mestranda sobre TDAH entre o 2º semestre de 2005 e o 1º semestre de 2006. O referencial teórico foi construído com base em: Barkley (2002), Mattos (2003), Arruda (2006), Vasconcellos (2002), Vigotski (1998) e outros autores. O método adotado foi a análise de conteúdo obtido a partir das informações contidas no instrumento utilizado para a coleta dos dados: um questionário aberto contendo 11 (onze) questões que foram distribuídas em três categorias: a primeira referiu-se a caracterização dos comportamentos desatento, hiperativo e impulsivo; a segunda dedicou-se ao aspectos social e emocional e a terceira tratou da práxis pedagógica. Diante da análise dos dados, observou-se a semelhança da descrição das características dos comportamentos desatento, hiperativo e impulsivo, feita pelos professores, com os critérios diagnósticos do TDAH apresentados pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM IV. Constatou-se, assim, que o conhecimento dos professores sobre o TDAH, consiste apenas em caracterizar os comportamentos desatento, hiperativo e impulsivo. Os resultados mostraram o desconhecimento e despreparo deles para lidar com o aluno que apresenta estes tipos de comportamento em sala de aula; bem como os sentimentos de impotência, intolerância e incapacidade vivenciados pelo professor. Por fim, evidenciou-se a importância de fomentar discussão sobre o modelo de gestão e metodologia usado em sala de aula, pois o estudo revelou a tendência dos professores em atribuir o comportamento inadequado do aluno a causas familiares, emocionais e sociais, esquecendo de refletir sobre a práxis pedagógica adotada nas escolas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectComportamento desatentopt_BR
dc.subjectComportamento hiperativopt_BR
dc.subjectComportamento impulsivopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectADHDpt_BR
dc.subjectInattentive behaviorpt_BR
dc.subjectHyperactive behaviorpt_BR
dc.subjectImpulsive behaviorpt_BR
dc.subjectSpecial needs educationpt_BR
dc.titleA concepção dos professores diante do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em contexto escolar: um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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