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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10173
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | O século XVI que o XIX criou: heterodoxias e multimidia no ensino de história do Brasil |
Autor : | Oliveira, Genaro Vilanova Miranda de |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Genaro Vilanova Miranda de |
Resumen : | Esta dissertação defende a hipótese de que alguns dos livros didáticos de História do Brasil mais usados atualmente se baseiam em um modelo narrativo esboçado pela imaginação histo-riográfica do século XIX. Ao longo da dissertação, esse modelo é chamado de estrutura nar-rativa oitocentista. Através de um estudo comparativo entre a obra História Geral do Brasil antes da sua separação e independência de Portugal, escrita por Francisco Adolfo Varnhagen, entre 1854-7, e livros didáticos recomendados pelo MEC em 2006, a primeira parte dessa dis-sertação procura mostrar como esse modelo narrativo do século XIX permanece de maneira hegemônica, ubíqua e pouco problematizada nos livros didáticos contemporâneos. Na segun-da parte, através de discussões teóricas, de propostas práticas de ensino e de intervenções com linguagens multimidiáticas, tenta-se mostrar que apesar de praticamente única nos livros didá-ticos, a estrutura narrativa oitocentista é apenas uma das maneiras de representar o passado nacional. |
Palabras clave : | História do brasil Ensino de história Historiografia Novas tecnologias Brazilian history History teaching Historiography New technologies |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10173 |
Fecha de publicación : | 2007 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PGEDU) |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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