Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10173
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Tourinho, Maria Antonieta Campos | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Genaro Vilanova Miranda de | - |
dc.creator | Oliveira, Genaro Vilanova Miranda de | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-30T16:33:59Z | - |
dc.date.available | 2013-04-30T16:33:59Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10173 | - |
dc.description | 200 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação defende a hipótese de que alguns dos livros didáticos de História do Brasil mais usados atualmente se baseiam em um modelo narrativo esboçado pela imaginação histo-riográfica do século XIX. Ao longo da dissertação, esse modelo é chamado de estrutura nar-rativa oitocentista. Através de um estudo comparativo entre a obra História Geral do Brasil antes da sua separação e independência de Portugal, escrita por Francisco Adolfo Varnhagen, entre 1854-7, e livros didáticos recomendados pelo MEC em 2006, a primeira parte dessa dis-sertação procura mostrar como esse modelo narrativo do século XIX permanece de maneira hegemônica, ubíqua e pouco problematizada nos livros didáticos contemporâneos. Na segun-da parte, através de discussões teóricas, de propostas práticas de ensino e de intervenções com linguagens multimidiáticas, tenta-se mostrar que apesar de praticamente única nos livros didá-ticos, a estrutura narrativa oitocentista é apenas uma das maneiras de representar o passado nacional. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | História do brasil | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Historiografia | pt_BR |
dc.subject | Novas tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Brazilian history | pt_BR |
dc.subject | History teaching | pt_BR |
dc.subject | Historiography | pt_BR |
dc.subject | New technologies | pt_BR |
dc.title | O século XVI que o XIX criou: heterodoxias e multimidia no ensino de história do Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao Genaro de Oliveira.pdf | 7,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.