https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43600| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Afro-butô: ponte entre (dois) mundos |
| Título(s) alternativo(s): | Afro-butô: bridge between (two) worlds |
| Autor(es): | Miranda, Carlos Eduardo de |
| Primeiro Orientador: | Ferraz, Fernando Marques Camargo |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Ferraz, Fernando Marques Camargo |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Haderchpek, Robson Carlos |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Conrado, Amélia Vitória de Souza |
| Resumo: | O trabalho investiga os possíveis cruzos, aproximações e tensões entre duas expressões artísticas que, ao mesmo tempo em que buscam a modernidade, têm a memória, a tradição e a busca de sua identidade cultural como ponto de partida. Tanto a dança afro quanto o butô guardam entre si muitas convergências. No desenvolvimento da pesquisa são justapostos os conceitos de axé (na dança afro) e de ki (no butô), considerando-as como energias propulsoras de movimento, a fim de perceber as possíveis aproximações e afastamentos; ao mesmo tempo são comparadas as duas culturas e suas relações com o corpo. Para tal, o trabalho considera quase vinte anos de experiências do autor em práticas individuais e coletivas, relacionando as danças afro e butô. A proposta se apoia dos conceitos de encruzilhada (Rufino, 2019) e terreirização (Simas, Rufino, 2018), além de outros autores e conceitos, brasileiros e/ou japoneses. Pretendendo, então, verificar a possibilidade de criação coreográfica a partir de uma terceira via resultante do cruzamento entre as duas danças, o afro-butô. |
| Abstract: | The work investigates the possible intersections, approximations and tensions between two artistic expressions that seek modernity while considering memory, tradition and the search for their cultural identity as their starting point. Both Afro dance and Butoh have many similarities. Through research, the concepts of axé (in Afro dance) and ki (in Butoh) are juxtaposed to perceive possible approximations and separations, considering them as energies that drive movement. At the same time, the two cultures and their relationships with the body are compared. The work considers almost twenty years of the author's experiences in individual and collective practices, relating to Afro dances and Butoh. The proposal is based on the concepts of “encruzilhada” (Rufino, 2019) and “terreirização” (Simas, Rufino, 2018), in addition to other authors and concepts, Brazilian and/or Japanese. The aim is to verify the possibility of choreographic creation from a third way resulting from the crossing between the two dances, afro-butô. |
| Palavras-chave: | Dança afro-brasileira Dança butô Cruzo Afro-butô Dança - Brasil Dança - Japão |
| CNPq: | DANÇA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Escola de Dança |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43600 |
| Data do documento: | 13-Jun-2025 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Dissertação Carlos Miranda.pdf | Dissertação_Carlos Miranda | 6,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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