Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43600
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMiranda, Carlos Eduardo de-
dc.date.accessioned2025-12-01T18:07:54Z-
dc.date.available2025-12-01T18:07:54Z-
dc.date.issued2025-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/43600-
dc.description.abstractThe work investigates the possible intersections, approximations and tensions between two artistic expressions that seek modernity while considering memory, tradition and the search for their cultural identity as their starting point. Both Afro dance and Butoh have many similarities. Through research, the concepts of axé (in Afro dance) and ki (in Butoh) are juxtaposed to perceive possible approximations and separations, considering them as energies that drive movement. At the same time, the two cultures and their relationships with the body are compared. The work considers almost twenty years of the author's experiences in individual and collective practices, relating to Afro dances and Butoh. The proposal is based on the concepts of “encruzilhada” (Rufino, 2019) and “terreirização” (Simas, Rufino, 2018), in addition to other authors and concepts, Brazilian and/or Japanese. The aim is to verify the possibility of choreographic creation from a third way resulting from the crossing between the two dances, afro-butô.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDança afro-brasileirapt_BR
dc.subjectDança butôpt_BR
dc.subjectCruzopt_BR
dc.subjectAfro-butôpt_BR
dc.subjectDança - Brasilpt_BR
dc.subjectDança - Japãopt_BR
dc.subject.otherAfro-Brazilian dancept_BR
dc.subject.otherButoh dancept_BR
dc.subject.othercruzopt_BR
dc.subject.otherafro-butohpt_BR
dc.titleAfro-butô: ponte entre (dois) mundospt_BR
dc.title.alternativeAfro-butô: bridge between (two) worldspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDANÇApt_BR
dc.contributor.advisor1Ferraz, Fernando Marques Camargo-
dc.contributor.referee1Ferraz, Fernando Marques Camargo-
dc.contributor.referee2Haderchpek, Robson Carlos-
dc.contributor.referee3Conrado, Amélia Vitória de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6248431526080274pt_BR
dc.description.resumoO trabalho investiga os possíveis cruzos, aproximações e tensões entre duas expressões artísticas que, ao mesmo tempo em que buscam a modernidade, têm a memória, a tradição e a busca de sua identidade cultural como ponto de partida. Tanto a dança afro quanto o butô guardam entre si muitas convergências. No desenvolvimento da pesquisa são justapostos os conceitos de axé (na dança afro) e de ki (no butô), considerando-as como energias propulsoras de movimento, a fim de perceber as possíveis aproximações e afastamentos; ao mesmo tempo são comparadas as duas culturas e suas relações com o corpo. Para tal, o trabalho considera quase vinte anos de experiências do autor em práticas individuais e coletivas, relacionando as danças afro e butô. A proposta se apoia dos conceitos de encruzilhada (Rufino, 2019) e terreirização (Simas, Rufino, 2018), além de outros autores e conceitos, brasileiros e/ou japoneses. Pretendendo, então, verificar a possibilidade de criação coreográfica a partir de uma terceira via resultante do cruzamento entre as duas danças, o afro-butô.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Dançapt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Carlos Miranda.pdfDissertação_Carlos Miranda6,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.