| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.creator | Miranda, Carlos Eduardo de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-01T18:07:54Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-01T18:07:54Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-13 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43600 | - |
| dc.description.abstract | The work investigates the possible intersections, approximations and tensions between two
artistic expressions that seek modernity while considering memory, tradition and the search
for their cultural identity as their starting point. Both Afro dance and Butoh have many
similarities. Through research, the concepts of axé (in Afro dance) and ki (in Butoh) are
juxtaposed to perceive possible approximations and separations, considering them as energies
that drive movement. At the same time, the two cultures and their relationships with the body
are compared. The work considers almost twenty years of the author's experiences in
individual and collective practices, relating to Afro dances and Butoh. The proposal is based
on the concepts of “encruzilhada” (Rufino, 2019) and “terreirização” (Simas, Rufino, 2018),
in addition to other authors and concepts, Brazilian and/or Japanese. The aim is to verify the
possibility of choreographic creation from a third way resulting from the crossing between the
two dances, afro-butô. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Dança afro-brasileira | pt_BR |
| dc.subject | Dança butô | pt_BR |
| dc.subject | Cruzo | pt_BR |
| dc.subject | Afro-butô | pt_BR |
| dc.subject | Dança - Brasil | pt_BR |
| dc.subject | Dança - Japão | pt_BR |
| dc.subject.other | Afro-Brazilian dance | pt_BR |
| dc.subject.other | Butoh dance | pt_BR |
| dc.subject.other | cruzo | pt_BR |
| dc.subject.other | afro-butoh | pt_BR |
| dc.title | Afro-butô: ponte entre (dois) mundos | pt_BR |
| dc.title.alternative | Afro-butô: bridge between (two) worlds | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA) | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | DANÇA | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Ferraz, Fernando Marques Camargo | - |
| dc.contributor.referee1 | Ferraz, Fernando Marques Camargo | - |
| dc.contributor.referee2 | Haderchpek, Robson Carlos | - |
| dc.contributor.referee3 | Conrado, Amélia Vitória de Souza | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6248431526080274 | pt_BR |
| dc.description.resumo | O trabalho investiga os possíveis cruzos, aproximações e tensões entre duas expressões
artísticas que, ao mesmo tempo em que buscam a modernidade, têm a memória, a tradição e a
busca de sua identidade cultural como ponto de partida. Tanto a dança afro quanto o butô
guardam entre si muitas convergências. No desenvolvimento da pesquisa são justapostos os
conceitos de axé (na dança afro) e de ki (no butô), considerando-as como energias propulsoras
de movimento, a fim de perceber as possíveis aproximações e afastamentos; ao mesmo tempo
são comparadas as duas culturas e suas relações com o corpo. Para tal, o trabalho considera
quase vinte anos de experiências do autor em práticas individuais e coletivas, relacionando as
danças afro e butô. A proposta se apoia dos conceitos de encruzilhada (Rufino, 2019) e
terreirização (Simas, Rufino, 2018), além de outros autores e conceitos, brasileiros e/ou
japoneses. Pretendendo, então, verificar a possibilidade de criação coreográfica a partir de
uma terceira via resultante do cruzamento entre as duas danças, o afro-butô. | pt_BR |
| dc.publisher.department | Escola de Dança | pt_BR |
| dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA)
|