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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43600
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Afro-butô: ponte entre (dois) mundos
Otros títulos : Afro-butô: bridge between (two) worlds
metadata.dc.creator: Miranda, Carlos Eduardo de
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferraz, Fernando Marques Camargo
metadata.dc.contributor.referee1: Ferraz, Fernando Marques Camargo
metadata.dc.contributor.referee2: Haderchpek, Robson Carlos
metadata.dc.contributor.referee3: Conrado, Amélia Vitória de Souza
metadata.dc.description.resumo: O trabalho investiga os possíveis cruzos, aproximações e tensões entre duas expressões artísticas que, ao mesmo tempo em que buscam a modernidade, têm a memória, a tradição e a busca de sua identidade cultural como ponto de partida. Tanto a dança afro quanto o butô guardam entre si muitas convergências. No desenvolvimento da pesquisa são justapostos os conceitos de axé (na dança afro) e de ki (no butô), considerando-as como energias propulsoras de movimento, a fim de perceber as possíveis aproximações e afastamentos; ao mesmo tempo são comparadas as duas culturas e suas relações com o corpo. Para tal, o trabalho considera quase vinte anos de experiências do autor em práticas individuais e coletivas, relacionando as danças afro e butô. A proposta se apoia dos conceitos de encruzilhada (Rufino, 2019) e terreirização (Simas, Rufino, 2018), além de outros autores e conceitos, brasileiros e/ou japoneses. Pretendendo, então, verificar a possibilidade de criação coreográfica a partir de uma terceira via resultante do cruzamento entre as duas danças, o afro-butô.
Resumen : The work investigates the possible intersections, approximations and tensions between two artistic expressions that seek modernity while considering memory, tradition and the search for their cultural identity as their starting point. Both Afro dance and Butoh have many similarities. Through research, the concepts of axé (in Afro dance) and ki (in Butoh) are juxtaposed to perceive possible approximations and separations, considering them as energies that drive movement. At the same time, the two cultures and their relationships with the body are compared. The work considers almost twenty years of the author's experiences in individual and collective practices, relating to Afro dances and Butoh. The proposal is based on the concepts of “encruzilhada” (Rufino, 2019) and “terreirização” (Simas, Rufino, 2018), in addition to other authors and concepts, Brazilian and/or Japanese. The aim is to verify the possibility of choreographic creation from a third way resulting from the crossing between the two dances, afro-butô.
Palabras clave : Dança afro-brasileira
Dança butô
Cruzo
Afro-butô
Dança - Brasil
Dança - Japão
metadata.dc.subject.cnpq: DANÇA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43600
Fecha de publicación : 13-jun-2025
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGDANCA)

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