https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43568| Tipo: | Dissertação |
| Título: | O gerenciamento de resíduos químicos no projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Química do Ifes campus Aracruz: uma proposta para a promoção da Educação Ambiental Crítica. |
| Título(s) alternativo(s): | The Management of Chemical Waste in the Pedagogical Project of the Chemistry Teacher Education Program at Ifes Aracruz Campus: A Proposal for the Promotion of Critical Environmental Education. |
| Autor(es): | Barreiros, Marcella Piffer Zamprogno Machado |
| Primeiro Orientador: | Vieira, Fábio Pessoa |
| metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Antônio, Jadielson Lucas da Silva |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Vieira, Fábio Pessoa |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Antonio, Jadielson Lucas da Silva |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Almeida, Rosiléia Oliveira |
| metadata.dc.contributor.referee4: | Fortunato, Frederico da Silva |
| Resumo: | Esta pesquisa interventiva investigou de que forma a temática de gerenciamento de resíduos químicos pode ser abordada no currículo da formação inicial de professores de Química, de modo a potencializar a Educação Ambiental Crítica (EAC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo documental, cuja fonte de dados foi o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Química do Ifes Campus Aracruz. A análise dos dados foi conduzida a partir da técnica de Análise de Conteúdo, tendo como foco os aspectos sobre a presença de Educação Ambiental (EA) e resíduos químicos no documento, além da perspectiva de EA abordada no currículo, a partir das macrotendências conservadora, pragmática e crítica. Os resultados revelaram que, embora a EA esteja formalmente presente no currículo da Licenciatura em Química, sua abordagem ocorre de forma fragmentada, e, por vezes, desvinculada de uma perspectiva crítica. A temática dos resíduos químicos, por sua vez, é tratada de maneira pontual, técnica e normativa, sem diálogo com os princípios da EAC, o que evidencia uma lacuna na formação docente no que diz respeito ao potencial educativo de temática de resíduos químicos. Como desdobramento da pesquisa, apresenta-se a proposta de um manual de tratamento e descarte de resíduos químicos, sob a perspectiva da EAC como instrumento pedagógico a ser integrado ao currículo do curso de formação de professores de Química. |
| Abstract: | This intervention research investigated how the theme of chemical waste management can be addressed in the curriculum of initial chemistry teacher education, in order to enhance Critical Environmental Education (CEE). It is a qualitative, documentary research, whose data source was the Pedagogical Project of the Course (PPC) of the Chemistry Teacher Education Program at Ifes Campus Aracruz. Data analysis was conducted using the Content Analysis technique, focusing on the presence of Environmental Education (EE) and chemical waste in the document, as well as on the perspective of EE addressed in the curriculum based on the conservative, pragmatic, and critical macro-trends. The results revealed that, although EE is formally present in the Chemistry Teacher Education curriculum, its approach occurs in a fragmented way and, at times, disconnected from a critical perspective. The theme of chemical waste, in turn, is addressed in a punctual, technical, and normative manner, without dialogue with the principles of Critical Environmental Education (CEE), which highlights a gap in teacher education regarding the educational potential of chemical waste management. As an outcome of the research, a proposal for a manual on the treatment and disposal of chemical waste under the perspective of CEE is presented as a pedagogical tool to be integrated into the curriculum of chemistry teacher education. |
| Palavras-chave: | Educação ambiental Crítica Professores - formação Gerenciamento - resíduos químicos Licenciatura - química Sustentabilidade |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
| metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43568 |
| Data do documento: | 10-Out-2025 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Dissertação_Mestrado_Marcella_Barreiros_PPGCLIP.pdf | Projeto de Intervenção | 2,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| PTT_Produção Técnica Tecnológica_Mestrado_Marcella_Barreiros_PPGCLIP.pdf | Produto Educacional | 1,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.