Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43568
Tipo: Dissertação
Título: O gerenciamento de resíduos químicos no projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Química do Ifes campus Aracruz: uma proposta para a promoção da Educação Ambiental Crítica.
Título(s) alternativo(s): The Management of Chemical Waste in the Pedagogical Project of the Chemistry Teacher Education Program at Ifes Aracruz Campus: A Proposal for the Promotion of Critical Environmental Education.
Autor(es): Barreiros, Marcella Piffer Zamprogno Machado
Primeiro Orientador: Vieira, Fábio Pessoa
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Antônio, Jadielson Lucas da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Vieira, Fábio Pessoa
metadata.dc.contributor.referee2: Antonio, Jadielson Lucas da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Almeida, Rosiléia Oliveira
metadata.dc.contributor.referee4: Fortunato, Frederico da Silva
Resumo: Esta pesquisa interventiva investigou de que forma a temática de gerenciamento de resíduos químicos pode ser abordada no currículo da formação inicial de professores de Química, de modo a potencializar a Educação Ambiental Crítica (EAC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo documental, cuja fonte de dados foi o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Química do Ifes Campus Aracruz. A análise dos dados foi conduzida a partir da técnica de Análise de Conteúdo, tendo como foco os aspectos sobre a presença de Educação Ambiental (EA) e resíduos químicos no documento, além da perspectiva de EA abordada no currículo, a partir das macrotendências conservadora, pragmática e crítica. Os resultados revelaram que, embora a EA esteja formalmente presente no currículo da Licenciatura em Química, sua abordagem ocorre de forma fragmentada, e, por vezes, desvinculada de uma perspectiva crítica. A temática dos resíduos químicos, por sua vez, é tratada de maneira pontual, técnica e normativa, sem diálogo com os princípios da EAC, o que evidencia uma lacuna na formação docente no que diz respeito ao potencial educativo de temática de resíduos químicos. Como desdobramento da pesquisa, apresenta-se a proposta de um manual de tratamento e descarte de resíduos químicos, sob a perspectiva da EAC como instrumento pedagógico a ser integrado ao currículo do curso de formação de professores de Química.
Abstract: This intervention research investigated how the theme of chemical waste management can be addressed in the curriculum of initial chemistry teacher education, in order to enhance Critical Environmental Education (CEE). It is a qualitative, documentary research, whose data source was the Pedagogical Project of the Course (PPC) of the Chemistry Teacher Education Program at Ifes Campus Aracruz. Data analysis was conducted using the Content Analysis technique, focusing on the presence of Environmental Education (EE) and chemical waste in the document, as well as on the perspective of EE addressed in the curriculum based on the conservative, pragmatic, and critical macro-trends. The results revealed that, although EE is formally present in the Chemistry Teacher Education curriculum, its approach occurs in a fragmented way and, at times, disconnected from a critical perspective. The theme of chemical waste, in turn, is addressed in a punctual, technical, and normative manner, without dialogue with the principles of Critical Environmental Education (CEE), which highlights a gap in teacher education regarding the educational potential of chemical waste management. As an outcome of the research, a proposal for a manual on the treatment and disposal of chemical waste under the perspective of CEE is presented as a pedagogical tool to be integrated into the curriculum of chemistry teacher education.
Palavras-chave: Educação ambiental
Crítica
Professores - formação
Gerenciamento - resíduos químicos
Licenciatura - química
Sustentabilidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43568
Data do documento: 10-Out-2025
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Mestrado_Marcella_Barreiros_PPGCLIP.pdfProjeto de Intervenção2,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PTT_Produção Técnica Tecnológica_Mestrado_Marcella_Barreiros_PPGCLIP.pdfProduto Educacional1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.