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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43483
Tipo: Dissertação
Título: A interoperabilidade nos sistemas de registros de dados nas secretarias acadêmicas do IFES
Título(s) alternativo(s): Interoperability in data record systems in the academic secretariats of IFES
Autor(es): Delpupo, Juldair
Primeiro Orientador: Cordeiro, Salete de Fátima Noro
metadata.dc.contributor.referee1: Pretto, Nelson De Luca
metadata.dc.contributor.referee2: Menezes, Karina Moreira
metadata.dc.contributor.referee3: Aguado, Alexandre Garcia
metadata.dc.contributor.referee4: Cordeiro, Salete de Fátima Noro
Resumo: Apresentamos aqui uma pesquisa realizada para a elaboração de um Projeto de Intervenção (PI) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). O foco está no trabalho desenvolvido nas Secretarias Acadêmicas (SA) dos diversos campi do Ifes, distribuídos por todo o território capixaba. As SA são responsáveis pelo gerenciamento de uma quantidade significativa de dados, acompanhado por um número crescente de sistemas para serem gerenciados. Assim, a principal problemática que moveu a pesquisa foi a falta de interoperabilidade entre os sistemas de registros e bases de dados que precisam ser mantidos por essas secretarias. São oito sistemas que precisam ser alimentados/mantidos, mas que não se comunicam. Isso gera duplicidade de esforços e deixa a jornada diária cansativa, para dar conta de tudo que precisa ser feito. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo compreender como os profissionais do Ifes que atuam nas SA têm enfrentado o trabalho cotidiano com a falta de integração desses sistemas. Como metodologia, buscando explorar formas de inovação através de melhorias nos processos laborais, apoiando-nos nas tecnologias digitais livres, investimos num modelo de prototipagem. Para tanto, exploramos as realidades dos servidores das SA do Ifes através de uma lente qualitativa, buscando o engajamento dos participantes da pesquisa: os 78 servidores que atuam nas SA dos 22 campi do Ifes, que foram chamados a pensar nas suas práticas cotidianas e sugerir alternativas que tragam melhorias para seu ambiente de trabalho. Como dispositivos de construção de dados utilizamos questionário e rodas de conversa, apoiados pelo diário de campo. Os dados foram analisados seguindo a teoria da Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi. A análise empreendida demonstra que a ausência de integração dos sistemas tem causado rotatividade de trabalhadores no setor, adoecimento e queixas. Umas das principais queixas identificadas é a quantidade de retrabalho, ao ter que se inserir manualmente os mesmos dados nas diversas plataformas. Podemos dizer que a falta de interoperabilidade entre sistemas é um fator artificial, criado por tecnologias oriundas de diferentes empresas privadas, que não possuem interesse em customizar serviços, mas vender soluções prontas. Embora a alimentação dessas plataformas seja fundamental para o monitoramento e criação de políticas públicas, o modelo vigente fragmenta e torna exaustiva a atividade laboral dos servidores das SA, além de aliená-los em relação à tecnologia que estão usando cotidianamente. Para enfrentar essa situação, consideramos que o potencial de inovação para o campo de desenvolvimento de soluções livres, a partir da cocriação entre a comunidade acadêmica é promissor. Os resultados da pesquisa nos deram uma visão abrangente do cenário e nos muniram de requisitos para a construção do projeto interventivo, que abrange um protótipo para implementação de um sistema integrado de gestão acadêmica para o Ifes, utilizando tecnologias livres, para mitigar a ausência de interoperabilidade. Conclui-se que a melhor opção para se colocar o projeto em prática seria através de hackathons, pois esses processos colaborativos promovem a cocriação, a inteligência coletiva, a cultura e o desenvolvimento tecnológico local, além de nossa soberania digital.
Abstract: We present research conducted for the development of an Intervention Project (PI - Projeto de Intervenção ) at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Espírito Santo (Ifes). The focus is on the work carried out in the Academic Secretariats (SA - Secretarias Acadêmicas ) of the various Ifes campuses, distributed throughout the state of Espírito Santo. The SAs are responsible for managing a significant amount of data, accompanied by a growing number of systems to be managed. Thus, the main issue that drove the research was the lack of interoperability between the record-keeping systems and databases that need to be maintained by these secretariats. There are eight systems that need to be updated/maintained, but they do not communicate with each other. This generates duplicated efforts and makes the daily routine tiring, in order to handle everything that needs to be done. Therefore, this research aimed to understand how the Ifes professionals working in the SAs have been coping with the daily work amidst the lack of integration of these systems. Methodologically, seeking to explore ways of innovation through improvements in work processes, supported by free digital technologies, we invested in a prototyping model. To this end, we explored the realities of the Ifes SA staff through a qualitative lens, seeking the engagement of the research participants: the 78 employees working in the SAs of the 22 Ifes campuses, who were called upon to reflect on their daily practices and suggest alternatives that bring improvements to their work environment. As data collection tools, we used questionnaires and conversation circles, supported by a field diary. The data were analyzed following the Discursive Textual Analysis theory of Moraes and Galiazzi. The undertaken analysis demonstrates that the absence of system integration has caused staff turnover in the sector, illness, and complaints. One of the main complaints identified is the amount of rework, having to manually input the same data into the various platforms. We can say that the lack of interoperability between systems is an artificial factor, created by technologies from different private companies, which have no interest in customizing services, but rather in selling ready-made solutions. Although maintaining these platforms is essential for monitoring and creating public policies, the current model fragments and exhausts the work activities of the SA staff, in addition to alienating them from the technology they use daily. To address this situation, we believe that the potential for innovation in the field of free solution development, through co-creation within the academic community, is promising. The research results provided us with a comprehensive overview of the scenario and supplied us with requirements for building the intervention project, which includes a prototype for implementing an integrated academic management system for Ifes, using free technologies, to mitigate the absence of interoperability. It is concluded that the best option for putting the project into practice would be through hackathons, as these collaborative processes promote co-creation, collective intelligence, local culture and technological development, in addition to our digital sovereignty.
Palavras-chave: Sistema integrado de gestão acadêmica
Educação básica
Software livre
Prototipagem
Letramento digital
Soberania digital
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43483
Data do documento: 20-Out-2025
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

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