https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43467| Tipo: | Outros |
| Título: | Monitoramento colaborativo dos egressos (Minter/Dinter): um instrumento para avaliação formativa e fortalecimento institucional dos servidores egressos do IFES |
| Título(s) alternativo(s): | Collaborative Monitoring of Graduates (Minter/Dinter): an instrument for formative assessment and institutional strengthening of IFES graduates |
| Autor(es): | Caus, Gissely Keila Potratz |
| Resumo: | Esta Proposta Técnica Tecnológica (PTT) é resultado do Projeto de Intervenção (PI) desenvolvido no âmbito do curso de Mestrado Profissional em Educação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas. Intitulada “Implicações do Mestrado Profissional em Educação na Formação dos Servidores Técnicos Administrativos do IFES-ES: Monitoramento Colaborativo dos Egressos da Turma 04 (2021) PPGCLIP-MPED”, a pesquisa teve como objetivo geral compreender o impacto educacional da proposta do mestrado profissional na formação dos servidores técnicos administrativos federais do Instituto Federal do Espírito Santo. A partir do levantamento e análise dos documentos que norteiam a proposta pedagógica do programa, o mapeamento dos projetos interventivos concluídos pelos egressos TAES da Turma 04 (2021) do PPGCLIP-MPED e as entrevistas semiestruturadas realizadas com os sujeitos da pesquisa, foi elaborada esta PTT com o intuito de propor um monitoramento colaborativo dos egressos oriundos das parcerias realizadas pelo Ifes para a oferta de cursos de Mestrado e Doutorado Interinstitucional (Minter e Dinter). O propósito é acompanhar a implementação das PTTs elaboradas pelos egressos desses programas, bem como observar os impactos da qualificação em pós-graduação stricto sensu na vida profissional e pessoal dos servidores técnicos administrativos educacionais (TAEs). Dessa forma, esta proposta sugere o monitoramento colaborativo, a criação de uma Comissão Permanente de Monitoramento dos Egressos e o desenvolvimento de um instrumento que permita dar visibilidade aos projetos realizados, além de favorecer um contato mais efetivo com os egressos. |
| Abstract: | This Technical-Technological Proposal (PTT) is the result of the Intervention Project (PI) developed within the scope of the Professional Master’s Degree in Education, linked to the Graduate Program in Curriculum, Languages, and Pedagogical Innovations. Entitled "Implications of the Professional Master's Degree in Education for the Training of Technical-Administrative Staff at IFES-ES: Collaborative Monitoring the Graduates of Class 04 (2021) PPGCLIP-MPED", the research aimed to understand the educational impact of the professional master’s program on the training of federal technical-administrative staff at the Federal Institute of Espírito Santo (IFES). Based on the survey and analysis of the documents guiding the program’s pedagogical proposal, the mapping of intervention projects completed by the TAEs from Class 04 (2021) of the PPGCLIP-MPED, and the semi-structured interviews conducted with the research participants, this PTT was developed to propose a collaborative monitoring process for graduates from partnerships established by IFES for the implementation of Interinstitutional Master's and Doctoral Programs (Minter and Dinter). The purpose is to monitor the implementation of the PTTs developed by the graduates of these programs, as well as to observe the impact of stricto sensu graduate education on the professional and personal development of technical-administrative educational staff (TAEs). Thus, this proposal suggests the creation of a Permanent Graduate Monitoring Committee, along with the development of a tool that provides visibility to the projects carried out and fosters more effective communication with the graduates. |
| Palavras-chave: | Monitoramento colaborativo Egressos TAE IFES |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43467 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PTT - Produção Técnica Tecnológica-Mestrado-Gissely-PPGCLIP.pdf | Produção Técnico Tecnológico | 2,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.