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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43403
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A política de cotas na educação profissional tecnológica integrada ao ensino médio : um estudo de caso no IFES - Campus Nova Venésia
Other Titles: The Quota Policy in Integrated Secondary and Technical Vocational Education: A Case Study at IFES – Nova Venécia Campus
metadata.dc.creator: Porcino, Gilmar de Faria
metadata.dc.contributor.advisor1: Musial, Gilvanice Barbosa da Silva.
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Araújo, Jurandir de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Silva Filho, Penildon Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, Marcos Abraão
metadata.dc.contributor.referee3: Effegen, Ariadna Pereira Siqueira
metadata.dc.description.resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a política de cotas na Educação Profissional e Tecnológica integrada ao Ensino Médio, com foco nos critérios de distribuição da reserva de vagas e nas dificuldades encontradas pelos/as estudantes optantes pelas cotas durante o processo seletivo para ingresso nos cursos de Edificações e Mineração do Ifes – Campus Nova Venécia, no período de 2019 a 2024. Com base em uma abordagem qualitativa, trata-se de um estudo de caso realizado neste campus, que contou com a participação de 83 estudantes cotistas, regularmente matriculados nos cursos mencionados, além de entrevistas com três membros da Comissão Central de Processo Seletivo. A análise dos dados empíricos foi conduzida por meio da técnica de análise de conteúdo, possibilitando a identificação de categorias temáticas que evidenciam as principais tensões, contradições e desafios vivenciados no contexto da política de cotas. Os resultados obtidos evidenciam questões que vão além do acesso, destacando aspectos estruturais e institucionais que impactam diretamente a permanência desses/as estudantes no espaço escolar. O estudo identificou avanços significativos decorrentes da implantação da Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas), aplicada pelo Ifes nos editais de processo seletivo a partir de 2013, assegurando 50% das vagas a estudantes oriundos da rede pública de ensino fundamental e médio. Contudo, verificou-se que a aplicação da lei, embora eficaz em ampliar o ingresso de grupos historicamente excluídos, não é suficiente para resolver, de forma isolada, os desafios enfrentados por esses/as estudantes. Constatou-se que os principais entraves não se concentram no ato da inscrição, mas na etapa de comprovação da condição de cotista, momento em que os/as candidatos/as enfrentam dificuldades na apresentação dos documentos exigidos e na interpretação dos critérios estabelecidos, agravadas pela ausência de suporte institucional adequado. Conclui-se, portanto, que as ações afirmativas representam um avanço importante na democratização do acesso à educação, mas sua eficácia está condicionada à construção de um sistema educacional comprometido com a inclusão integral, a transparência dos processos e a transformação das estruturas que perpetuam desigualdades históricas no ensino brasileiro.
Abstract: This study aimed to analyze the quota policy in Vocational and Technological Education integrated with Secondary Education, focusing on the criteria for allocating reserved places and the difficulties faced by students who opted for the quota system during the selection process for admission to the Building Construction and Mining courses at Ifes – Nova Venécia Campus, in the period from 2019 to 2024. Based on a qualitative approach, this is a case study conducted at the aforementioned campus, involving 83 quota students regularly enrolled in the mentioned courses, in addition to interviews with three members of the Central Selection Process Committee. The analysis of empirical data was carried out using the content analysis technique, allowing the identification of thematic categories that reveal the main tensions, contradictions, and challenges experienced within the context of the quota policy. The results highlight issues that go beyond access, emphasizing structural and institutional aspects that directly affect the retention of these students within the school environment. The study identified significant progress resulting from the implementation of Law No. 12.711/2012 (Quota Law), applied by Ifes in its selection process calls since 2013, guaranteeing 50% of the places to students from public elementary and secondary schools. However, it was found that while the law has been effective in expanding access for historically excluded groups, its isolated application is not sufficient to address the challenges these students face. The main obstacles were found not during the registration process but in the stage of proving eligibility for the quota system, when candidates face difficulties in presenting the required documentation and interpreting the established criteria—challenges that are worsened by the lack of adequate institutional support. It is concluded, therefore, that affirmative actions represent a significant step toward the democratization of access to education, but their effectiveness depends on building an educational system committed to full inclusion, transparency in procedures, and the transformation of structures that perpetuate historical inequalities in Brazilian education.
Keywords: Ensino Médio Integrado
Acesso
Política de Cotas
Processo Seletivo
Educação Profissional Tecnológica
Política de cotas - Acesso
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: EDUFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) 
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43403
Issue Date: 29-Aug-2025
Appears in Collections:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

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