Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43119
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinarelo, Thais Totola Vasconcelos-
dc.date.accessioned2025-10-02T15:54:48Z-
dc.date.available2025-10-02T15:54:48Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/43119-
dc.description.abstractThis work was developed as part of the Professional Master’s Program in Education, linked to the Graduate Program in Curriculum, Languages, and Pedagogical Innovations. Based on data analysis, a literature review on the topic, and engagement with the school community, an innovative Technical-Technological Product (TTP) was created. It consists of a book club with students from the integrated technical high school programs at IFES Santa Teresa Campus, using digital literature books in Portuguese to promote reading encouragement. During the club’s activities, literary review videos produced by BookTubers will be shared. These content creators can act as reading mediators in digital environments, using simplified, relaxed language that effectively connects with teenagers and young adults.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectClube de Leiturapt_BR
dc.subjectBooktuberspt_BR
dc.subjectLivros digitaispt_BR
dc.subject.otherReading encouragementpt_BR
dc.subject.otherReading club. Booktuberspt_BR
dc.subject.otherDigital bookspt_BR
dc.title"Conexões literárias": uma proposta de clube de leitura na biblioteca do IFES Campus Santa Teresapt_BR
dc.title.alternative"Literary connections": a book club proposal for the library of IFES Santa Teresa campuspt_BR
dc.typeOutrospt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho foi desenvolvido no âmbito do curso de Mestrado Profissional em Educação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas. A partir da análise de dados da pesquisa, revisão de literatura sobre o tema e escuta da comunidade escolar, foi elaborada uma Produção Técnica-Tecnológica (PTT) inovadora, que consiste em um clube de leitura com estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFES Campus Santa Teresa, utilizando livros digitais de literatura em língua portuguesa para promover o incentivo à leitura. Durante a realização das atividades do clube haverá o envio de vídeos de crítica literária criados pelos Booktubers, que podem atuar como mediadores da leitura nos meios digitais, utilizando uma linguagem simplificada, descontraída e que dialoga de forma efetiva com os adolescentes e jovens.pt_BR
dc.type.otherOutrospt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produção Técnica Tecnológica-Mestrado-Thais_Pinarelo-PPGCLIP.pdfPTT - MPED305,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.