Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43119
Tipo: Outros
Título: "Conexões literárias": uma proposta de clube de leitura na biblioteca do IFES Campus Santa Teresa
Título(s) alternativo(s): "Literary connections": a book club proposal for the library of IFES Santa Teresa campus
Autor(es): Pinarelo, Thais Totola Vasconcelos
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do curso de Mestrado Profissional em Educação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas. A partir da análise de dados da pesquisa, revisão de literatura sobre o tema e escuta da comunidade escolar, foi elaborada uma Produção Técnica-Tecnológica (PTT) inovadora, que consiste em um clube de leitura com estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFES Campus Santa Teresa, utilizando livros digitais de literatura em língua portuguesa para promover o incentivo à leitura. Durante a realização das atividades do clube haverá o envio de vídeos de crítica literária criados pelos Booktubers, que podem atuar como mediadores da leitura nos meios digitais, utilizando uma linguagem simplificada, descontraída e que dialoga de forma efetiva com os adolescentes e jovens.
Abstract: This work was developed as part of the Professional Master’s Program in Education, linked to the Graduate Program in Curriculum, Languages, and Pedagogical Innovations. Based on data analysis, a literature review on the topic, and engagement with the school community, an innovative Technical-Technological Product (TTP) was created. It consists of a book club with students from the integrated technical high school programs at IFES Santa Teresa Campus, using digital literature books in Portuguese to promote reading encouragement. During the club’s activities, literary review videos produced by BookTubers will be shared. These content creators can act as reading mediators in digital environments, using simplified, relaxed language that effectively connects with teenagers and young adults.
Palavras-chave: Incentivo à leitura
Clube de Leitura
Booktubers
Livros digitais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43119
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produção Técnica Tecnológica-Mestrado-Thais_Pinarelo-PPGCLIP.pdfPTT - MPED305,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.