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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42499
Tipo: Tese
Título: Corpos insubmissos de mulheres na natação em mar aberto, educação, gênero e patriarcado no tempo presente
Autor(es): Bahia, Lygia Maria dos Santos
Primeiro Orientador: Silva, Maria Cecilia de Paula
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Emília Amélia Pinto Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Moraes, Enny Vieira
metadata.dc.contributor.referee3: Vieira, Joana Rita Barral Lopes
metadata.dc.contributor.referee4: Moreira, Anália de Jesus
metadata.dc.contributor.referee5: Pires, Cristine Lima
Resumo: Esta tese objetivou analisar, a partir das memórias e histórias de mulheres sobre as suas participações em travessias, como nadadoras e/ou técnicas-gestoras esportivas, as relações entre essas histórias, educação, patriarcado, relações de gênero no esporte, e a permanência da baixa participação feminina em relação à masculina nas travessias a nado realizadas na Baía de Todos os Santos no tempo presente. Como ponto de partida para esta análise, averiguamos onze edições dessa competição, realizadas no período de 2012 a 2022, à fim de conhecermos a proporção mulheres/homens participantes e as produções de sentido decorrentes dessa participação em relação a educação, representatividade e possíveis alterações de uma lógica patriarcal na educação. Nesta discussão privilegiou-se memórias e histórias de mulheres nadadoras de travessias, algumas delas com experiência na área técnica e na gestão esportiva. Pesquisa qualitativa, multirreferenciada, situada no campo de estudos da História do Tempo Presente. Utilizou-se a metodologia da história oral (Alberti 2005; Delgado, 2003 e 2006 Thompson, 1992) e, para construção das fontes, a entrevista temática. Para análise das entrevistas recorreu-se à teoria da produção de sentido de Verón (1980). Como resultado, nas onze edições das travessias realizadas no período de 2012 a 2022, houve um percentual de participação de uma mulher para cada quatro homens, apesar de as mulheres serem maioria numérica da população baiana. Outro resultado se refere aos sentidos produzidos nas narrativas das entrevistadas onde se destacou a permanência de barreiras que não foram superadas no espaço esportivo - modalidade águas abertas - em travessias a nado na Baía de Todos os Santos. Concluiu-se que os valores patriarcais permanecem presentes no espaço privado e público, o que determina uma educação que dificulta/impede a equidade de gênero no esporte, especialmente, nessa modalidade esportiva. Entretanto, os discursos das mulheres entrevistadas indicam, em contrapartida, avanços e rupturas quanto à prescrição normativa em relação aos papéis femininos/masculinos e apontam a importância da representatividade feminina na formação humana e educacional, para provocar mudanças educacionais e ruptura de uma lógica patriarcal. Considerou-se, igualmente, que uma maior representatividade das mulheres na esfera administrativa, na área técnica e esportiva pode potencializar outras rupturas e provocar uma participação mais equânime das mulheres no esporte, em especial, na modalidade de águas abertas.
Abstract: This thesis aimed to analyze, based on the memories and stories of women about their participation in swimming crossings, as swimmers and/or sports coaches-managers, the relationships between these stories, education, patriarchy, gender relations in sports, and the persistence of low female participation in relation to male participation in swimming crossings held in All Saints Bay in the present time. As a starting point for this analysis, we investigated eleven editions of this competition, held between 2012 and 2022, in order to know the proportion of women/men participants and the production of meaning resulting from this participation in relation to education, representation and possible changes in a patriarchal logic in education. This discussion privileged the memories and stories of women swimming crossings, some of them with experience in the technical area and in sports management. Qualitative, multi-referenced research, situated in the field of studies of the History of the Present Time. The oral history methodology was used (Alberti 2005; Delgado, 2003 and 2006 Thompson, 1992) and, to construct the sources, the thematic interview. To analyze the interviews, Verón's (1980) theory of the production of meaning was used. As a result, in the eleven editions of the crossings carried out between 2012 and 2022, there was a participation percentage of one woman for every four men, despite women being the numerical majority of the population of Bahia. Another result refers to the meanings produced in the narratives of the interviewees, where the persistence of barriers that were not overcome in the sports space - open water modality - in swimming crossings in the Bay of All Saints was highlighted. It was concluded that patriarchal values remain present in the private and public spaces, which determines an education that hinders/prevents gender equity in sport, especially in this sporting modality. However, the discourses of the women interviewed indicate, on the other hand, advances and ruptures in the normative prescription regarding female/male roles and point to the importance of female representation to bring about educational changes and a rupture of a patriarchal logic. It was also considered that greater representation of women in the administrative sphere, in the technical and sports areas can enhance other ruptures and lead to a more equal participation of women in sports, especially in open water sports.
Palavras-chave: Natação em águas abertas
Mulheres na natação
Natação – relações de gênero
Mulheres – História
Patriarcado
Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Citação: ABNT
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42499
Data do documento: 12-Mar-2025
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