Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42397
Tipo: Tese
Título: Os discursos veiculados sobre a mulher e o negro no livro didático público do Estado do Paraná "Língua portuguesa e Literatura: Ensino Médio"
Autor(es): Braga, Margarete Aparecida Nath
Primeiro Orientador: Oliveira, Luciano Amaral de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Luciano Amaral de
metadata.dc.contributor.referee2: Castela, Greice da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Alves e Silva, Alba Valéria Tinoco
metadata.dc.contributor.referee4: Zoghbi, Denise Maria Oliveira
metadata.dc.contributor.referee5: Costa, Iraneide Santos
Resumo: Esta tese apresenta como tema os discursos sobre o negro, o índio, o homossexual e a mulher, tomando como referência o pressuposto da Análise Crítica do Discurso de que o discurso exerce poder sobre a sociedade, o que faz com que alguns grupos exerçam domínio sobre os outros. Esse domínio é mais fácil de ser obtido por aqueles que têm acesso ao discurso público. O livro didático (LD) é um dos meios de acesso ao discurso público, por meio do qual o Estado pode difundir suas ideologias. Sustentada por essas considerações, propôs-se, como objetivo, analisar, no livro didático Língua Portuguesa e Literatura: Ensino Médio(2006), elaborado por alguns dos professores da Rede Pública Estadual do Paraná, como são construídos os discursos relacionados às mulheres, aos negros, aos índios e aos homossexuais. O problema que direcionou essa pesquisa foi o de compreender se esse livro didático veicula discursos de preconceito contra os homossexuais, os índios, os negros e as mulheres. Para isso, a análise proposta fundamentou-se nos pressupostos teóricos da Análise Crítica do Discurso, conforme estudos de Van Dijk (1997, 2008, 2009), Fairclough (1997, 2008) e Wodak (2003). Associada a esse aporte teórico, interessa a essa pesquisa a compreensão de como se deu, no contexto educacional, o aparecimento do LD, em especial no que se refere à disciplina de Língua Portuguesa, conforme estudos de Sapelli (2005), Soares (2001, 2004) e Grigoletto (1999). A compreensão desse contexto histórico foi relevante para que se (re)pensasse nos valores ideológicos que são (re)construídos pelo LD, priorizando-se determinados grupos sociais e excluindo outros, mantendo, assim, algumas representações identitárias e negando outras. A metodologia utilizada para a pesquisa foi qualitativa, fundamentada no método interpretativo-crítico e teve como objeto de análise os textos veiculado pelo LD objeto de estudo. A análise do corpus consistiu no levantamento e na análise de discursos que referenciam, de forma preconceituosa, esses grupos sociais, considerando as macroestruturas semânticas e microestruturas semânticas, os conceitos de discurso, ideologia, poder, hegemonia e contexto. Constatou-se, com a análise realizada, que esse LD não apresenta discursos homofóbicos e indigenofóbicos, e que os discursos contemplados acerca da mulher e do negro veiculam preconceitos contra esses dois grupos sociais.
Abstract: This thesis presents as a theme the discourses about the black, the Indian, the homosexual and the woman, having as reference the presupposition of critical discourse analysis that discourse exerts power on the society that makes some groups exert control over other groups. This control is easier to be obtained by those who have access to public discourse. The textbook is one of the means of access to the public discourse, through which the State can spread its ideologies. Based on these considerations, this study aims to analyze, in the Portuguese Language and Literature: High School (2006) textbook, writtten by some teachers from Public State Schools of Paraná, how the discourses about women, blacks, Indians and the homosexuals are constructed. The problem which guided this study was to understand if this textbook has discourses of prejudice against homosexuals, Indians, blacks and women. For this, the proposed analysis was based on the theoretical framework of the Critical Discourse Analysis, according to the studies by Van Dijk (1997, 2008, 2009), Fairclough (1997, 2008) and Wodak (2003). This research is interested in the comprehension in how this textbook appears in the educational context, especially in the Portuguese Language subject, according to the studies by Sapelli (2005), Soares (2001, 2004) and Grigoletto (1999). The comprehension of this historical context was relevant to (re)think the ideological values that are (re) constructed by the textbook, prioritizing determined social groups and excluding others, thus maintaine, some identity representations and denying others. The methodology used for this research was qualitative, based on the critical-interpretative method and it had the texts as the object of analysis. The analysis of the corpus consisted in analyzing the discourses used in a biased way referring to some social groups, considering the semantic macrostructures and semantic microstructures, the concepts of discourse, ideology, power, hegemony and context. It was found that this textbook does not present a prejudice discourse against homosexuals and Indians, but that the discourses about women and black people bring determined prejudices against these two social groups.
Palavras-chave: Análise Crítica do Discurso
Ideologia
Poder
Livro Didático
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42397
Data do documento: 18-Nov-2013
Aparece nas coleções:Tese (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ata assinada.pdf600,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TESE - Margarete Nath.pdf2,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.