| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
| dc.creator | Braga, Margarete Aparecida Nath | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-30T23:05:11Z | - |
| dc.date.available | 2025-06-30T23:05:11Z | - |
| dc.date.issued | 2013-11-18 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42397 | - |
| dc.description.abstract | This thesis presents as a theme the discourses about the black, the Indian, the homosexual and
the woman, having as reference the presupposition of critical discourse analysis that
discourse exerts power on the society that makes some groups exert control over other groups.
This control is easier to be obtained by those who have access to public discourse. The
textbook is one of the means of access to the public discourse, through which the State can
spread its ideologies. Based on these considerations, this study aims to analyze, in the
Portuguese Language and Literature: High School (2006) textbook, writtten by some teachers
from Public State Schools of Paraná, how the discourses about women, blacks, Indians and
the homosexuals are constructed. The problem which guided this study was to understand if
this textbook has discourses of prejudice against homosexuals, Indians, blacks and women.
For this, the proposed analysis was based on the theoretical framework of the Critical
Discourse Analysis, according to the studies by Van Dijk (1997, 2008, 2009), Fairclough
(1997, 2008) and Wodak (2003). This research is interested in the comprehension in how this
textbook appears in the educational context, especially in the Portuguese Language subject,
according to the studies by Sapelli (2005), Soares (2001, 2004) and Grigoletto (1999). The
comprehension of this historical context was relevant to (re)think the ideological values that
are (re) constructed by the textbook, prioritizing determined social groups and excluding
others, thus maintaine, some identity representations and denying others. The methodology
used for this research was qualitative, based on the critical-interpretative method and it had
the texts as the object of analysis. The analysis of the corpus consisted in analyzing the
discourses used in a biased way referring to some social groups, considering the semantic
macrostructures and semantic microstructures, the concepts of discourse, ideology, power,
hegemony and context. It was found that this textbook does not present a prejudice discourse
against homosexuals and Indians, but that the discourses about women and black people bring
determined prejudices against these two social groups. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Análise Crítica do Discurso | pt_BR |
| dc.subject | Ideologia | pt_BR |
| dc.subject | Poder | pt_BR |
| dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
| dc.subject.other | Critical Discourse Analysis | pt_BR |
| dc.subject.other | Ideology | pt_BR |
| dc.subject.other | Power | pt_BR |
| dc.subject.other | Textbook | pt_BR |
| dc.title | Os discursos veiculados sobre a mulher e o negro no livro didático público do Estado do Paraná "Língua portuguesa e Literatura: Ensino Médio" | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Luciano Amaral de | - |
| dc.contributor.referee1 | Oliveira, Luciano Amaral de | - |
| dc.contributor.referee2 | Castela, Greice da Silva | - |
| dc.contributor.referee3 | Alves e Silva, Alba Valéria Tinoco | - |
| dc.contributor.referee4 | Zoghbi, Denise Maria Oliveira | - |
| dc.contributor.referee5 | Costa, Iraneide Santos | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4347841422964046 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta tese apresenta como tema os discursos sobre o negro, o índio, o homossexual e a mulher,
tomando como referência o pressuposto da Análise Crítica do Discurso de que o discurso
exerce poder sobre a sociedade, o que faz com que alguns grupos exerçam domínio sobre os
outros. Esse domínio é mais fácil de ser obtido por aqueles que têm acesso ao discurso
público. O livro didático (LD) é um dos meios de acesso ao discurso público, por meio do
qual o Estado pode difundir suas ideologias. Sustentada por essas considerações, propôs-se,
como objetivo, analisar, no livro didático Língua Portuguesa e Literatura: Ensino
Médio(2006), elaborado por alguns dos professores da Rede Pública Estadual do Paraná,
como são construídos os discursos relacionados às mulheres, aos negros, aos índios e aos
homossexuais. O problema que direcionou essa pesquisa foi o de compreender se esse livro
didático veicula discursos de preconceito contra os homossexuais, os índios, os negros e as
mulheres. Para isso, a análise proposta fundamentou-se nos pressupostos teóricos da Análise
Crítica do Discurso, conforme estudos de Van Dijk (1997, 2008, 2009), Fairclough (1997,
2008) e Wodak (2003). Associada a esse aporte teórico, interessa a essa pesquisa a
compreensão de como se deu, no contexto educacional, o aparecimento do LD, em especial
no que se refere à disciplina de Língua Portuguesa, conforme estudos de Sapelli (2005),
Soares (2001, 2004) e Grigoletto (1999). A compreensão desse contexto histórico foi
relevante para que se (re)pensasse nos valores ideológicos que são (re)construídos pelo LD,
priorizando-se determinados grupos sociais e excluindo outros, mantendo, assim, algumas
representações identitárias e negando outras. A metodologia utilizada para a pesquisa foi
qualitativa, fundamentada no método interpretativo-crítico e teve como objeto de análise os
textos veiculado pelo LD objeto de estudo. A análise do corpus consistiu no levantamento e
na análise de discursos que referenciam, de forma preconceituosa, esses grupos sociais,
considerando as macroestruturas semânticas e microestruturas semânticas, os conceitos de
discurso, ideologia, poder, hegemonia e contexto. Constatou-se, com a análise realizada, que
esse LD não apresenta discursos homofóbicos e indigenofóbicos, e que os discursos
contemplados acerca da mulher e do negro veiculam preconceitos contra esses dois grupos
sociais. | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Letras | pt_BR |
| dc.type.degree | Doutorado | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Tese (PPGLINC)
|