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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41931
Tipo: Outros
Título: Formação de professores no processo de inclusão de crianças com deficiência
Título(s) alternativo(s): Teacher training in the process of inclusion of children with disabilities
Autor(es): Conceição, Aldalice Souza da
Conceição, A. S.
Resumo: O presente trabalho consiste numa Proposta Ténica-Tecnológica (PTT) que decorre da pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação do Programa de Pós-graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas (PPGCLIP-MPED), intitulada Formação de professores e práticas pedagógicas no processo de inclusão de crianças com deficiência: percepções docentes. Tal proposta aborda a Formação de Professores no processo de inclusão de crianças com deficiência em uma escola localizada no município de Lauro de Freitas-Bahia. A proposição dessa PTT se justifica pela necessidade de qualificação e atualização de conhecimentos da comunidade escolar, a fim de minorar a evasão e fracasso escolar de estudantes com deficiência e inserir no cotidiano da escola estratégias para promoção de práticas pedagógicas inclusivas com intuito de garantir a permanência e a qualidade do ensino-aprendizagem do aluno com deficiência. Diante disso, a PTT tem por objetivo a criação de um Grupo de Trabalho como espaço permanente de formação e reflexão do corpo docente da escola, com foco na Educação Especial e no processo de inclusão de estudantes com deficiência. Trata-se de propor espaços de reflexões teóricas acerca dos impactos e contribuições da formação continuada na perspectiva da Educação Inclusiva, para aprimorar as práticas pedagógicas no atendimento ao público da Educação Especial. A PTT tem portanto, a finalidade de promover a formação continuada dos profissionais da educação para qualificá-los na sua prática pedagógica e aprimoramento do atendimento educacional especializado, a fim de garantir o pleno desenvolvimento dos alunos com deficiência conforme determina a legislação brasileira sobre inclusão escolar. O método proposto inclue três diferentes etapas para realização do grupo, a saber a): etapa de formulação e elaboração (diagnóstico inicial, definição de metas e plano de ação), b) etapa de manutenção e acompanhamento e c) etapa de desenvolvimento, execução e avaliação das atividades. Para tanto, estima-se que a duração do grupo seja de 10 meses. Pretende-se, com isso, promover momentos de discussão, de socialização de experiências relacionadas a esse tema e a criação de estratégias viáveis para que essa prática seja intensificada na escola em função prol de contextos educacionais mais inclusivos que promovam a aprendizagem de qualidade a todos os estudantes.
Abstract: This work consists of a Technical-Technological Proposal (PTT) that arises from the research developed in the Professional Master's Degree in Education of the Postgraduate Program in Curriculum, Languages and Pedagogical Innovations (PPGCLIP-MPED), entitled Teacher training and pedagogical practices in the process of inclusion of children with disabilities: teaching perceptions. This proposal addresses Teacher Training in the process of inclusion of children with disabilities in a school located in the city of Lauro de Freitas-Bahia. The proposition of this PTT is justified by the need for qualification and updating of knowledge of the school community, in order to reduce the dropout and school failure of students with disabilities and to insert strategies into the school's daily routine to promote inclusive pedagogical practices in order to guarantee the permanence and quality of teaching-learning of students with disabilities. In view of this, the PTT aims to create a Working Group as a permanent space for training and reflection for the school's teaching staff, focusing on Special Education and the process of including students with disabilities. The aim is to propose spaces for theoretical reflection on the impacts and contributions of continuing education from the perspective of Inclusive Education, to improve pedagogical practices in serving the Special Education public. The PTT therefore aims to promote the continuing education of education professionals to qualify them in their pedagogical practice and improve specialized educational services, in order to guarantee the full development of students with disabilities as determined by Brazilian legislation on school inclusion. The proposed method includes three different stages for carrying out the group, namely a): formulation and elaboration stage (initial diagnosis, definition of goals and action plan), b) maintenance and monitoring stage and c) development, execution and evaluation of activities stage. To this end, the group is estimated to last 10 months. The aim is to promote moments of discussion, sharing experiences related to this topic and the creation of viable strategies so that this practice can be intensified in schools in favor of more inclusive educational contexts that promote quality learning for all students.
Palavras-chave: Educação Especial e Inclusiva
Formação de Professores
Práticas pedagógicas
Ensino Fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41931
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

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