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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41930
Tipo: Dissertação
Título: Formação de professores e práticas pedagógicas no processo de inclusão escolar de crianças com deficiência: percepções docentes
Título(s) alternativo(s): Teacher training and pedagogical practices in the process of school inclusion of children with disabilities: teaching perceptions
Autor(es): Conceição, Aldalice Souza da
Conceição, A. S.
Primeiro Orientador: Uzêda, Sheila de Quadros
metadata.dc.contributor.referee1: Uzêda, Sheila de Quadros
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Marlene Oliveira dos
metadata.dc.contributor.referee3: Machado, Taiane Abreu
Resumo: O presente estudo aborda a formação de professores e suas práticas pedagógicas na perspectiva inclusiva. O objetivo consiste em compreender as percepções docentes sobre formação de professores e práticas pedagógicas no processo de inclusão de crianças com deficiência. Trata-se de um estudo qualitativo, cuja produção de dados ocorreu através do levantamento bibliográfico, incluindo documentos legais, análise em dados disponibilizados em repositórios digitais e da aplicação de questionários com 50 professores do ensino fundamental, anos finais, de uma escola municipal do município de Lauro de Freitas-BA. Identificaram-se os contextos históricos em que se fundamentam a inclusão desde a promulgação dos Direitos Humanos e o reconhecimento do direito à educação como universal, com base nas legislações nacionais, nas políticas públicas e teorias educacionais. Dentre os principais achados, foi possível constatar lacunas na formação inicial de professores, no que se refere a conteúdos relacionados à Educação Especial/inclusiva; fragilidade e falta de articulação teórico-prática nos cursos de formação continuada; precariedade dos vínculos temporários, dificultando a continuidade das propostas pedagógicas e do suporte aos estudantes, público da Educação Especial; insuficiência de recursos materiais e humanos para atendimento educacional especializado; centralização e verticalização na tomada de decisões da gestão pública para a execução de políticas públicas educacionais na perspectiva inclusiva.
Abstract: This study addresses teacher training and pedagogical practices from an inclusive perspective. The objective is to understand teachers’ perceptions about teacher training and pedagogical practices in the process of including children with disabilities. This is a qualitative study, whose data production occurred through a bibliographic survey, including legal documents, analysis of data made available in digital repositories and the application of questionnaires with 50 elementary school teachers, final years, from a municipal school in the city of Lauro de Freitas-BA. The historical contexts on which inclusion is based since the enactment of Human Rights and the recognition of the right to education as universal were identified, based on national legislation, public policies and educational theories. Among the main findings, it was possible to identify gaps in initial teacher training, with regard to content related to special/inclusive education; weakness and lack of theoretical-practical articulation in continuing education courses; precariousness of temporary contracts, hindering the continuity of pedagogical proposals and support for students in special education; insufficient material and human resources for specialized educational services; centralization and verticalization in public management decision-making for the implementation of public educational policies from an inclusive perspective.
Palavras-chave: Educação Especial e Inclusiva
Formação de Professores
Práticas pedagógicas
Ensino Fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) 
Citação: ABNT
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: CDD 371.9 - 23. ed.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41930
Data do documento: 18-Dez-2024
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

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