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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41930
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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorConceição, Aldalice Souza da-
dc.creatorConceição, A. S.-
dc.date.accessioned2025-05-05T22:23:08Z-
dc.date.available2025-05-05T22:23:08Z-
dc.date.issued2024-12-18-
dc.identifier.citationABNTpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/41930-
dc.description.abstractThis study addresses teacher training and pedagogical practices from an inclusive perspective. The objective is to understand teachers’ perceptions about teacher training and pedagogical practices in the process of including children with disabilities. This is a qualitative study, whose data production occurred through a bibliographic survey, including legal documents, analysis of data made available in digital repositories and the application of questionnaires with 50 elementary school teachers, final years, from a municipal school in the city of Lauro de Freitas-BA. The historical contexts on which inclusion is based since the enactment of Human Rights and the recognition of the right to education as universal were identified, based on national legislation, public policies and educational theories. Among the main findings, it was possible to identify gaps in initial teacher training, with regard to content related to special/inclusive education; weakness and lack of theoretical-practical articulation in continuing education courses; precariousness of temporary contracts, hindering the continuity of pedagogical proposals and support for students in special education; insufficient material and human resources for specialized educational services; centralization and verticalization in public management decision-making for the implementation of public educational policies from an inclusive perspective.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Especial e Inclusivapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subject.otherSpecial and Inclusive Educationpt_BR
dc.subject.otherTeacher Trainingpt_BR
dc.subject.otherPedagogical practicespt_BR
dc.subject.otherElementary Educationpt_BR
dc.titleFormação de professores e práticas pedagógicas no processo de inclusão escolar de crianças com deficiência: percepções docentespt_BR
dc.title.alternativeTeacher training and pedagogical practices in the process of school inclusion of children with disabilities: teaching perceptionspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.contributor.advisor1Uzêda, Sheila de Quadros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2481498442711793pt_BR
dc.contributor.referee1Uzêda, Sheila de Quadros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2481498442711793pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Marlene Oliveira dos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5894-1298pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes8641987643464239pt_BR
dc.contributor.referee3Machado, Taiane Abreu-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6446620165678519pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0003-7754-935Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4269743691882300pt_BR
dc.identifier.doiCDD 371.9 - 23. ed.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo aborda a formação de professores e suas práticas pedagógicas na perspectiva inclusiva. O objetivo consiste em compreender as percepções docentes sobre formação de professores e práticas pedagógicas no processo de inclusão de crianças com deficiência. Trata-se de um estudo qualitativo, cuja produção de dados ocorreu através do levantamento bibliográfico, incluindo documentos legais, análise em dados disponibilizados em repositórios digitais e da aplicação de questionários com 50 professores do ensino fundamental, anos finais, de uma escola municipal do município de Lauro de Freitas-BA. Identificaram-se os contextos históricos em que se fundamentam a inclusão desde a promulgação dos Direitos Humanos e o reconhecimento do direito à educação como universal, com base nas legislações nacionais, nas políticas públicas e teorias educacionais. Dentre os principais achados, foi possível constatar lacunas na formação inicial de professores, no que se refere a conteúdos relacionados à Educação Especial/inclusiva; fragilidade e falta de articulação teórico-prática nos cursos de formação continuada; precariedade dos vínculos temporários, dificultando a continuidade das propostas pedagógicas e do suporte aos estudantes, público da Educação Especial; insuficiência de recursos materiais e humanos para atendimento educacional especializado; centralização e verticalização na tomada de decisões da gestão pública para a execução de políticas públicas educacionais na perspectiva inclusiva.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesConceição, Aldalice Souza da. Formação de professores e práticas pedagógicas no processo de inclusão de crianças com deficiência: percepções docentes. Projeto de intervenção (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2024.pt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

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ALDALICE SOUZA_DISSERTAÇÃO.pdfAldalice Souza Dissertação Mestrado Profissional em Educação2,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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