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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41727
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Mulheres negras no mestrado em educação: um espaço de afirmação e desafios
Autor(es): Almeida, Jociclecia Reis de
Primeiro Orientador: Sotero, Edilza Correia
metadata.dc.contributor.referee1: Franco, Nanci Helena Rebouças
metadata.dc.contributor.referee2: Cardoso, Ivanilda Amado
metadata.dc.contributor.referee3: Edilza, Edilza Correia
Resumo: Esta monografia tem como objetivo analisar o processo de seleção para o ingresso de mulheres negras no programa de mestrado em educação da Universidade Federal da Bahia, promovendo reflexões sobre a educação de mulheres negras, destacando os múltiplos eixos de opressão que atravessam as suas vidas, como os marcadores sociais de raça, classe e gênero, assim como destacar a necessidade de persistência para superar os desafios e alcançar níveis mais elevados de escolarização, como por exemplo, o ingresso na pós-graduação strictu sensu. Por intermédio da pesquisa bibliográfica, buscamos também evidenciar as lutas e as contribuições de mulheres negras para a sociedade, principalmente no que se refere à educação, importante elemento para a transformação social. Ao longo deste trabalho constatamos que as mulheres negras, embora com todas as dificuldades, conseguem atingir níveis mais elevados de escolarização, como por exemplo, acessando os cursos de mestrado, superando obstáculos constituídos historicamente, e se afirmando em novos espaços, possibilitando abertura de novos caminhos. Mesmo diante do enfrentamento de múltiplas formas de opressão, as mulheres negras têm sido protagonistas de novas narrativas, tendo em vista como se constituiu a histórias destas mulheres em nossa sociedade. Por fim, através de análises documentais apresentamos um panorama sobre a seleção para o ingresso no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia e chegamos a conclusão de que mulheres pretas e pardas têm ingressado no PPGE/UFBA através das vagas reservadas, demonstrando a importância das ações afirmativas e das cotas raciais.
Palavras-chave: Mulheres negras
Educação
Mestrado
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41727
Data do documento: 11-Jan-2025
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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