https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41727| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Mulheres negras no mestrado em educação: um espaço de afirmação e desafios |
| Autor(es): | Almeida, Jociclecia Reis de |
| Primeiro Orientador: | Sotero, Edilza Correia |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Franco, Nanci Helena Rebouças |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Cardoso, Ivanilda Amado |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Edilza, Edilza Correia |
| Resumo: | Esta monografia tem como objetivo analisar o processo de seleção para o ingresso de mulheres negras no programa de mestrado em educação da Universidade Federal da Bahia, promovendo reflexões sobre a educação de mulheres negras, destacando os múltiplos eixos de opressão que atravessam as suas vidas, como os marcadores sociais de raça, classe e gênero, assim como destacar a necessidade de persistência para superar os desafios e alcançar níveis mais elevados de escolarização, como por exemplo, o ingresso na pós-graduação strictu sensu. Por intermédio da pesquisa bibliográfica, buscamos também evidenciar as lutas e as contribuições de mulheres negras para a sociedade, principalmente no que se refere à educação, importante elemento para a transformação social. Ao longo deste trabalho constatamos que as mulheres negras, embora com todas as dificuldades, conseguem atingir níveis mais elevados de escolarização, como por exemplo, acessando os cursos de mestrado, superando obstáculos constituídos historicamente, e se afirmando em novos espaços, possibilitando abertura de novos caminhos. Mesmo diante do enfrentamento de múltiplas formas de opressão, as mulheres negras têm sido protagonistas de novas narrativas, tendo em vista como se constituiu a histórias destas mulheres em nossa sociedade. Por fim, através de análises documentais apresentamos um panorama sobre a seleção para o ingresso no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia e chegamos a conclusão de que mulheres pretas e pardas têm ingressado no PPGE/UFBA através das vagas reservadas, demonstrando a importância das ações afirmativas e das cotas raciais. |
| Palavras-chave: | Mulheres negras Educação Mestrado |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::OUTROS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41727 |
| Data do documento: | 11-Jan-2025 |
| Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - Jociclecia Almeida .pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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