https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41726| Tipo: | Tese |
| Título: | Reformas educacionais e a formação inicial de professores: em foco a Licenciatura em Química da UFBA |
| Título(s) alternativo(s): | Reforms educational reforms and initial teacher training: a focus on the undergraduate Degree in Chemistry at UFBA |
| Autor(es): | Adams, Fernanda Welter |
| Primeiro Orientador: | Moradillo, Edilson Fortuna de |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Moradillo, Edilson Fortuna de |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Messeder Neto, Hélio da Silva |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Siqueira, Rafael Moreira |
| metadata.dc.contributor.referee4: | Gonzalez, Isadora Melo |
| metadata.dc.contributor.referee5: | Peneluc, Magno da Conceição |
| Resumo: | A formação de professores de Química no Brasil foi historicamente marcada pelo modelo 3+1, que não proporcionou uma vivência sólida das discussões teóricas da Educação. Atualmente, as reformas educacionais, como a Reforma do Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a BNC-Formação reforçam uma formação pautada em competências, na meritocracia e no empreendedorismo, alinhada às demandas capitalistas. Em 2007, o curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA) reestruturou seu currículo, destacando a Dimensão Prática, articulando história e filosofia do ser social, Educação e Ciência, para enfrentar o esvaziamento teórico da formação docente. No entanto, o curso se vê ameaçado com as atuais reformas da Educação, que tendem, a rebaixar a formação teórica de professores e currículo da Educação Básica. À vista do exposto, buscamos desvelar a problemática: Como tem se efetivado na Dimensão Prática do currículo, nos componentes de Práxis Pedagógica de Química e no Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Química da UFBA, as atuais reformas do Ensino Médio e sua vinculação com a BNCC e a BNC-Formação? Desta forma, o objetivo principal da tese é compreender se e como a BNCC e a BNC-Formação têm impactado em componentes curriculares na formação inicial de estudantes do curso de Licenciatura em Química da UFBA. A pesquisa se desenvolveu com base no Materialismo Histórico-Dialético, sendo o lócus da pesquisa a UFBA, especificamente os cursos diurno e noturno de Licenciatura em Química. Foram instrumentos de coleta de dados a observação das aulas dos cursos, a aplicação de questionários e entrevista com os licenciandos. A pesquisa evidenciou que a BNCC tem sido discutida em componentes curriculares do curso de Licenciatura em Química da UFBA de forma crítica e com resistência, permitido aos licenciandos na fase final do curso desenvolverem uma análise crítica do documento, identificando seu alinhamento às tendências neoliberais e suas limitações para a promoção de práticas educativas transformadoras, com perspectiva ominilateral. Por outro lado, os licenciandos no início do curso tendem a compreender a BNCC de forma superficial, influenciados por discursos oficiais que destacam uma suposta melhoria da qualidade educacional. O curso de Licenciatura em Química da UFBA, por meio principalmente da Dimensão Prática do currículo e dos componentes de Didática e Práxis Pedagógica de Química e Estágio, continua mantendo uma perspectiva de formação de professores que rompe com o modelo 3+1, sendo um exemplo de resistência frente ao rebaixamento teórico na formação de professores e na Educação Básica e sustentando um currículo com predomínio de uma concepção de mundo, ser humano, Ciência e Educação de base materialista e histórica, enfrentando o recuo teórico na formação de professores, firmando o compromisso com uma formação na perspectiva omnilateral. |
| Abstract: | The training of Chemistry teacher training in Brazil has historically been marked by the 3+1 model, model, which did not provide a solid experience of theoretical discussions in education. Currently, educational reforms, such as the High School Reform, the National Common National Common Curriculum (BNCC) and the BNC-Formação reinforce training based on competencies, meritocracy and entrepreneurship, in line with capitalist demands. In 2007, the Chemistry degree course at the Federal University of Bahia (UFBA) restructured its curriculum, emphasizing the the Practical Dimension, articulating the history and philosophy of social being, Education and Science, in order to tackle the theoretical emptying of teacher training. However, the course is threatened by the current education reforms, which tend to downgrade the theoretical training of teachers and the basic education curriculum. In view of the above, we sought to unveil the problem: How have the current reforms of secondary education and their link with the BNCC and BNC-Formation been implemented in the Practical Dimension of the curriculum, in the Chemistry Pedagogical Praxis and Supervised Internship components of Ufba's Chemistry degree course? The main aim of this thesis is to understand whether and how the BNCC and BNC-Formação have had an impact on curricular components in the initial training of chemistry undergraduates at Ufba. The research is based on historical-dialectical materialism, and the locus of the research is Ufba, specifically the daytime and evening Chemistry degree courses. The instruments used to collect the data were observation of classes on the courses, questionnaires and interviews with undergraduates. The research showed that the BNCC has been discussed in curricular components of the Chemistry degree course at Ufba, both critically and with resistance. This resistance has allowed graduates at the end of the course to develop a critical view of the document, identifying its alignment with neoliberal tendencies and its limitations for promoting transformative educational practices, with an ominilateral perspective. On the other hand, undergraduates at the start of the course tend to understand the BNCC in a more superficial way, influenced by official speeches highlighting a supposed improvement in educational quality; however, this understanding changes during the course. The Chemistry degree course at Ufba, mainly through the Practical Dimension of the curriculum and the Chemistry Didactics and Pedagogical Praxis and Internship components, continues to maintain a teacher training perspective that breaks with the 3+1 model, It is an example of resistance to the theoretical downgrading of teacher training and basic education, and supports a curriculum with a predominantly materialist and historical conception of the world, human beings, science and education, facing the theoretical retreat in teacher training and committing itself to training from an omnilateral perspective. |
| Palavras-chave: | Formação de Professores Reformas Educacionais Recuo da Teoria Química - Formação de professores - Aspectos políticos |
| CNPq: | Ciências Humanas Educação |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) |
| Citação: | ADAMS, Fernanda Welter. Reformas educacionais e a formação inicial de professores: em foco a licenciatura em química da UFBA. 261f. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2025. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Restrito/Embargado |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41726 |
| Data do documento: | 24-Mar-2025 |
| Aparece nas coleções: | Tese (PPGEFHC) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Tese-Fernanda Welter Adams.pdf | 5,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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