Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41329
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Currículos da educação infantil: porque as datas comemorativas ainda persistem nas práticas pedagógicas?
Autor(es): Brandão, Emilly Hevelyn Neves
Primeiro Orientador: Santos, Marlene Oliveira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Marlene Oliveira dos
metadata.dc.contributor.referee2: Sobral, Conceição Maria Alves
metadata.dc.contributor.referee3: Paim, Patrícia Guimarães
Resumo: Essa pesquisa analisa a produção científica nacional acerca das datas comemorativas nas propostas pedagógicas e curriculares da Educação Infantil (EI), considerando a forma que tal fenômeno permeia as concepções e práticas pedagógicas. As datas comemorativas no cotidiano das instituições educativas assumem uma problemática, haja vista a sua incidência com pouca ou nenhuma justificativa pedagógica, e ausência de discussões relacionadas aos documentos orientadores do currículo da EI. Sendo assim, buscou-se compreender o porquê essa cultura escolar, que é tradicionalmente colocada como modelo curricular, ainda está presente nas creches e pré-escolas. Isso, por meio do Estado de Conhecimento de teses e dissertações associadas a esse objeto de estudo, e publicadas no período de 2010 a 2024. Foi considerada como fonte para geração de dados, o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), onde foram encontrados cinco trabalhos diretamente interligados à temática selecionada - uma tese e quatro dissertações. Tais produções trazem contribuições a respeito da constituição do trabalho pedagógico com as datas comemorativas, condições do trabalho docente nas instituições, bem como revelam o risco de práticas educativas que não reconhecem as culturas infantis. Conclui-se que as datas comemorativas ainda persistem nas instituições sob uma cultura hegemônica, de forma descontextualizada, com repetição de atividades e fragmentação, e baixa participação das crianças. Assim, as efemérides podem trazer impactos negativos à formação e a construção identitária das crianças.
Palavras-chave: Educação Infantil
Currículo
Datas Comemorativas
Práticas Pedagógicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Citação: BRANDÃO, Emilly Hevelyn Neves. Currículos da Educação Infantil: Por que as datas comemorativas ainda persistem nas práticas pedagógicas? 2024. Trabalho de Conclusão de Curso – 77 f. (Licenciatura em Pedagogia) Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41329
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Emilly Brandão_versão final .1.pdfTCC_EmillyBrandão497,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.