Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41209
metadata.dc.type: Outros
Title: Com-versações filosofantes: diretriz de formação docente em contexto escolar
Other Titles: Philosophical con-versations: guideline for teacher training in a school context
metadata.dc.creator: Silva, Bárbara Figueredo da
Almeida, Verônica Domingues
metadata.dc.description.resumo: Esta Produção Técnica-Tecnológica (PTT), intitulada Com-versações filosofantes: Diretriz de formação docente em contexto escolar, elaborada no âmbito do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal da Bahia, integra o Projeto de Intervenção intitulado “Transver, transpor e transformar: uma proposta de formação docente em contexto escolar da rede municipal de Salvador”. A PTT foi constituída a partir dos resultados de uma pesquisa-formação, desenvolvida em rodas de conversas e buscou pelas compreensões dos/as professores/as sobre a multidimensionalidade humana em uma perspectiva racioemocional e como esses entendimentos poderiam subsidiar a sistematização de uma proposta de formação docente em contexto escolar, pautada em uma educação para as relações. Os resultados geraram esta PTT, cujo objetivo é nortear uma formação docente raciosensível e inovadora, no âmbito do contexto escolar, que preserve o tempo pedagógico dos/as estudantes e possibilite um espaçotempo de diálogo, estudo, troca de experiências, desenvolvimento de novos saberes, possibilidade de experiências sensíveis, com aberturas para encaminhamentos outros, de acordo a demandas próprias do contexto escolar, ressaltando a importância da autoria docente e da autonomia pedagógica das escolas.
Abstract: This Technical-Technological Production (TTP), entitled Philosophical Con-versations: Guideline of teacher training in a school context, elaborated within the scope of the Professional Master's Degree in Education at the Federal University of Bahia, derives from the Intervention Project entitled " Look beyond, transpose and transform: a proposal for teacher training in a school context in the municipal network of Salvador". The TTP was constituted from the results of a research-training, developed in conversation circles and sought teachers' understandings about human multidimensionality in a racio-emotional perspective and how these understandings could subsidize the systematization of a teacher training proposal in a school context, based on an education for relationships. The results generated this TTP, whose objective is to guide a sensibili and innovative teacher training, within the school context, which preserves the pedagogical time of students and enables a space-time of dialogue, study, exchange of experiences, development of new knowledge, possibility of sensitive experiences, with openings for other referrals, according to the demands of the school context, emphasizing the importance of teacher authorship and the pedagogical autonomy of schools.
Keywords: Educação para as relações
Diretriz de formação docente
Autoria docente
Autonomia das escolas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41209
Issue Date: 25-Sep-2024
Appears in Collections:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProduçãoTécnicaTecnológica_BarbaraSilva_VersaoFinal.pdf573,57 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.