Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40852
metadata.dc.type: Tese
Title: História das mulheres no ensino de física: Harriet Brooks, narrativas históricas e educação humanística
metadata.dc.creator: Maia Filho, Angevaldo Menezes
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Indianara Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Hermann Schiffer
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Jaene Guimarães
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Rafaelle da Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Pereira, Leticia dos Santos
metadata.dc.contributor.referee5: Silva, Indianara Lima
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho, investigamos como a História das Ciências, em uma perspectiva crítica, pode contribuir para um ensino de ciências antiopressivo, à luz de epistemologias feministas e das críticas feministas à ciência. Desenvolvemos um episódio histórico no qual apresentamos a trajetória acadêmica da física canadense Harriet Brooks e suas contribuições para o desenvolvimento da radioatividade na primeira década do século XX, utilizando o gênero como categoria de análise histórica. Sob a lente feminista, destacamos aspectos da natureza da ciência associados às questões de gênero que, apesar de relevantes para a compreensão de como a ciência se desenvolve, estão pouco presentes no ensino de ciências. Na dimensão do ensino de física, construímos interfaces entre a história das mulheres na ciência e a pedagogia crítica, nas quais visamos apresentar aspectos da natureza da ciência, baseado nas epistemologias feministas, e apresentá-los sob a forma de duas narrativas históricas, fundamentadas no episódio histórico. Dessa forma, esta tese pode ser identificada como um trabalho em história das ciências, considerando a construção de um episódio histórico, bem como em ensino de ciências ao propor estratégias de como desenvolver um ensino de física crítico, destacando aspectos da natureza da ciência.
Abstract: This paper investigates how the History of Science, from a critical perspective, can contribute to anti-oppressive science teaching in light of feminist epistemologies and feminist critiques of science. We develop a historical episode in which we present the academic trajectory of Canadian physicist Harriet Brooks and her contributions to the development of radioactivity in the first decade of the 20th century, using gender as a category of historical analysis. From a feminist perspective, we highlight aspects of the nature of science associated with gender issues, which are rarely present in science teaching despite being relevant to understanding how science develops. In the dimension of physics teaching, we build interfaces between the history of women in science and critical pedagogy, in which we seek to present aspects of the nature of science based on feminist epistemologies and present them in the form of two historical narratives grounded in the historical episode. Thus, the thesis can be identified as a work in the history of science, considering the construction of a historical episode and science teaching by proposing strategies on how to develop critical physics teaching, highlighting aspects of the nature of science.
Keywords: Historia das mulheres
Harriet Brooks
Epistemologias feministas
Narrativas históricas
Ensino de física
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40852
Issue Date: 29-Oct-2024
Appears in Collections:Tese (PPGEFHC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Angevaldo_Ficha_Ata.pdfAngevaldo Maia Filho-Tese Doutorado1,24 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.