https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40664
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação para Aprendizagem da FACED/UFBA: perspectivas e formação |
Título(s) alternativo(s): | Study and Research Group on Assessment for Learning at FACED/UFBA: perspectives and training |
Autor(es): | Ferreira, Kellen Laís Souza |
Primeiro Orientador: | Alves, Rejane de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Alves, Rejane de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva |
metadata.dc.contributor.referee3: | Dantas, Andréia Bárbara Serpa |
Resumo: | O presente trabalho tem como foco o Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação para Aprendizagem da Faculdade de Educação na Universidade Federal da Bahia como lócus de formação de pesquisadores/as na área de Avaliação da/para Aprendizagem. Seu objetivo é analisar as motivações para a participação no Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação para Aprendizagem da FACED/UFBA. Pesquisar sobre o Grupo de Avaliação se mostrou ainda mais viável por meio da leitura de Mainardes (2021a; 2021c; 2022), quando o autor sugere propostas de pesquisas que buscam “compreender qual o papel dos grupos e como o conhecimento é produzido nos grupos” (2022, p.25), o que ressalta a necessidade de estudos mais voltados para os Grupos de Pesquisas de Educação. A metodologia para a construção deste trabalho baseou-se na Pesquisa Narrativa e na abordagem qualitativa, a partir da exploração das colaborações da Entrevista Narrativa de 10 integrantes do Grupo de Avaliação da FACED/UFBA. A análise das narrativas foi realizada por meio da Análise de Conteúdo. As narrativas das pessoas entrevistadas sobre as motivações para frequentar e permanecer no Grupo demonstraram que as dimensões pessoais estão fortemente entrelaçadas aos seus interesses acadêmicos e/ou profissionais. Os entrevistados relataram a presença de afeto, respeito e acolhimento no Grupo de Avaliação, destacando como essas dimensões contribuem para a sensação de pertencimento e conforto, o que amplia seus interesses na construção de saberes no campo da Avaliação. Além disso, destacaram o Grupo de Avaliação como um espaço formativo, tornando-se significativo para contribuir com as reflexões sobre as práticas avaliativas. |
Palavras-chave: | Grupo de Pesquisa em Educação Grupo de Pesquisa em Avaliação Avaliação para Aprendizagem Acolhimento |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
Citação: | FERREIRA, Kellen Laís Souza. Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação para Aprendizagem da FACED/UFBA: perspectivas e formação. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso - 66 páginas - (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40664 |
Data do documento: | 6-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC _ Kellen Laís.pdf | GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM AVALIAÇÃO PARA APRENDIZAGEM DA FACED/UFBA: PERSPECTIVAS E FORMAÇÃO | 742,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.