Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40202
Tipo: Tese
Título: Investigando o desenvolvimento de uma ferramenta de análise usando as perspectivas de ontologia moral
Título(s) alternativo(s): Investigating the development of an analysis tool using moral ontology perspectives
Autor(es): Muniz, Cássia Regina Reis
Primeiro Orientador: Nunes Neto, Nei Freitas
metadata.dc.contributor.advisor-co1: El-Hani, Charbel Niño
metadata.dc.contributor.referee1: Guimarães, Ana Paula Miranda
metadata.dc.contributor.referee2: Hussein, Fabiana Roberta Goncalves e Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Reis, Giuliano Pagy Felipe dos
metadata.dc.contributor.referee4: Reis, Pedro
metadata.dc.contributor.referee5: El-Hani, Charbel Nino
Resumo: A crise socioambiental vivenciada nos dias atuais, a exemplo do aquecimento global, exige mudanças no sistema educacional que vislumbrem ações sociopolíticas em seus currículos. Abordagens integradas Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente/ História e Filosofia da Ciência (CTSA/HFC) que usem Questões Sociocientíficas (QSCs) como estratégia de ensino para promoção de ações sociopolíticas têm sido utilizadas, mesmo que em pequena escala, a fim de formar cidadãos mais responsáveis socioambientalmente. Para tanto, apenas o conteúdo conceitual de ciência e tecnologia não é suficiente, sendo necessário considerar, também, as dimensões procedimentais e atitudinais dos conteúdos a serem ensinados na educação básica. Os valores morais e éticos (contemplados na dimensão atitudinal dos conteúdos) que apoiam ações sociopolíticas podem ser ensinados e expressos por meio da linguagem verbal e não verbal, sendo ressignificados pelos estudantes à medida que são aprendidos. Então, faz todo sentido usar ferramentas que analisem o discurso para avaliar o posicionamento ético dos estudantes nas pesquisas em ensino de ciências com vistas a promoção de ações sociopolítica. O presente estudo visa, então, propor ferramentas que permitam analisar, por meio da linguagem, as tendências de ontologia moral dos estudantes. Para tanto, foi elaborada a Ferramenta de Análise do Posicionamento de Ontologia Moral (FAPCom) que reúne elementos da Análise Crítica do Discurso e da Ferramenta de Análise da Apropriação da Linguagem Social da Ciência Escolar (FAALSCE). Esta ferramenta está dividida em três partes: a análise da prática social, a análise do discurso e a análise do texto. Na primeira parte, analisa-se a quais os temas foram levados em consideração no posicionamento do estudante, avaliando se eles são condizentes com discurso hegemônico ou não-hegemônico, qual o tipo de valor é dado a natureza (intrínseco ou instrumental) e qual a tendência ética de ontologia moral apresentada pelo estudante. Para analisar o valor heurístico da FAPCOM, foram analisadas as repostas dadas por estudantes, do primeiro ano do ensino médio, para um caso aplicado durante a sequência sobre aquecimento global proposta e investigada por Sarmento no ano de 2021. Os resultados, analisados indicam que a maioria dos estudantes atribuem a natureza valor intrínseco, tendendo ao senciocentrismo e/ou ecocentrismo. É importante salientar que na maioria dos discursos encontramos mais de uma tendência de consideração moral. Acreditamos que este é um bom resultado, pois o que vale é que a educação consiga promover a ampliação da consideração moral. Concluímos que a FAPCOM é passível de ser usada para analisar a tendência da ontologia moral dos estudantes. Notamos que a maioria apresenta uma tendência
Abstract: The socio-environmental crisis experienced today, such as global warming, requires changes in the educational system that envision socio-political actions in their curricula. Integrated CTSA/HFC approaches that use QSCs as a teaching strategy to promote socio-political actions have been used, even on a small scale, in order to educate more socio-environmentally responsible citizens. Therefore, only the conceptual content of science and technology is not enough, and it is also necessary to consider the procedural and attitudinal dimensions of the contents to be taught in basic education. The moral and ethical values (contemplated in the attitudinal dimension of the contents) that support socio-political actions can be taught and expressed through verbal and non-verbal language, being re-signified by students as they are learned. So, it makes perfect sense to use tools that analyze discourse to assess the ethical position of students in science teaching research with a view to promoting socio-political actions. The present study therefore aims to propose tools that allow the analysis, through language, of trends in relation to the ethical tendency of the students' moral ontology. For this purpose, the Moral Ontology Positioning Analysis Tool (FAPCom) was developed, which brings together elements of Critical Discourse Analysis and the Analysis Tool of Social Language Appropriation of School Science (FAALSCE). This tool is divided into three parts: social practice analysis, discourse analysis and text analysis. In the first part, it analyzes which themes were considered in the student's positioning, assessing whether they are consistent with a hegemonic or non-hegemonic discourse, what type of value is given to nature (intrinsic or instrumental) and what is the ethical tendency of moral ontology presented by the student. To analyze the heuristic value of the FAPCom the responses given by students, in the first year of high school, were analyzed for a case applied during the sequence on global warming (SARMENTO, 2021). The results, analyzed, indicate that most students attribute intrinsic value to nature, tending towards senciocentrism and/or ecocentrism. It is important to point out that in most speeches we find more than one trend of moral consideration. We believe that this is a good result, because what counts is that education manages to promote the expansion of moral consideration. We conclude that FAPCom can be used to analyze the tendency of students' moral ontology.
Palavras-chave: Ciências - Estudo e ensino
Ética ambiental
Crises
Socioambientalismo
Ontologia
Ética moral
Estratégias pedagógicas
Análise crítica do discurso
CNPq: Ciências humanas
Avaliação da Aprendizagem
Métodos e Técnicas de Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Física
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40202
Data do documento: 19-Jun-2023
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_homologacao-Cassia_Muniz 13-09.pdf2,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.