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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40067
Tipo: Tese
Título: Formação continuada de professores em educação do campo e planejamento do trabalho didático: contribuições da pedagogia histórico-crítica à experiência da quarta versão da ação escola da terra na Bahia - 2017 e 2018
Autor(es): Santos, Raphael dos
Primeiro Orientador: Taffarel, Celi Nelza Zulke
metadata.dc.contributor.referee1: Bezerra Neto, Luiz
metadata.dc.contributor.referee2: Verdério, Alex
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Cláudio Eduardo Félix dos
metadata.dc.contributor.referee4: Santos, Manoel Gonçalves dos
metadata.dc.contributor.referee5: Cunha, Maria Couto
Resumo: Desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA), articulado à pesquisa matricial da Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física & Esporte e Lazer (LEPEL) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo (GEPEC), o estudo tem como objeto de investigação a interface entre o curso de formação continuada de professores em educação do campo, referenciado na teoria pedagógica histórico-crítica, coordenado pelo LEPEL/GEPEC/FACED/UFBA, por meio da Ação Escola da Terra, entre 2017 e 2018, e o planejamento do trabalho didático elaborado pelos professores cursistas. Com isso, objetivou-se analisar a pertinência do referido curso para a superação das contradições no planejamento do trabalho didático dos professores das escolas do campo, no contexto de enfrentamento à privatização, padronização e controle ideológico imposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para concretização do objetivo proposto, o estudo foi desenvolvido a partir do referencial teórico materialista histórico-dialético e no processo de investigação foram utilizados procedimentos próprios da pesquisa bibliográfica e documental. A proposta do curso de aperfeiçoamento/especialização em pedagogia histórico-crítica para as escolas do campo para operacionalização das quatro versões da Ação Escola da Terra na Bahia, os planos de estudos do tempo universidade e do tempo comunidade da quarta versão, ambos elaborados pelo EPEL/GEPEC/FACED/UFBA, assim como os planos de curso anuais, elaborados pelas professoras cursistas do município de Teofilândia/BA, ao final da formação, constituíram as fontes para a coleta dos dados. A análise evidenciou que a atual política de formação continuada de professores de escolas do campo é determinada pela BNC-Formação Continuada articulada à BNCC, documento fundamentado na pedagogia das competências, que padroniza o planejamento do trabalho educativo, secundarizando o ensino dos conteúdos escolares; descaracteriza o papel do professor, reduzindo seu trabalho a um saber fazer circunstancial, e substitui a formação teórica pela formação na e pela prática baseada em competências profissionais. Além disso, a investigação possibilitou constatar que os conteúdos estudados pelos professores cursistas na quarta versão da Ação Escola da Terra na Bahia, desenvolvida entre 2017 e 2018, sob a condução do LEPEL/GEPEC/FACED/UFBA, referenciada nos fundamentos da teoria pedagógica histórico-crítica, pela consistência e caráter contra-hegemônico que lhes caracterizam, possui potencial para promover a formação continuada de professores do campo numa perspectiva emancipatória, instrumentalizando-os para o planejamento do trabalho didático, núcleo do ensino, a partir da unidade entre os elementos conteúdos-objetivos-procedimentos-avaliação, de modo a superar a padronização da pedagogia das competências.
Abstract: Developed in the Postgraduate Program in Education (PPGE) of the Faculty of Education of the Federal University of Bahia (FACED/UFBA), linked to the matrix research of the Line of Study and Research in Physical Education & Sport and Leisure (LEPEL) and the Group of Study and Research in Rural Education (GEPEC), the study's object of investigation is the interface between the continuing training course for teachers in rural education, referenced in historical-critical pedagogical theory, coordinated by LEPEL/GEPEC/FACED/ UFBA, through Ação Escola da Terra, between 2017 and 2018, and the didactic work planned by the course teachers. With this, the objective was to analyze the relevance of the aforementioned course for overcoming contradictions in the didactic work planned by teachers in rural schools, in the context of confronting privatization, standardization and ideological control imposed by the National Common Curricular Base (BNCC). To achieve the proposed objective, the study was developed based on the historical-dialectical materialist theoretical framework and in the investigation process procedures specific to bibliographic and documentary research were used. The proposal for the improvement/specialization course in historical-critical pedagogy for rural schools to operationalize the four versions of the Earth School Action in Bahia, the university time and community time study plans of the fourth version, both prepared by LEPEL /GEPEC/FACED/UFBA, as well as the annual course plans, prepared by the course teachers from the municipality of Teofilândia/BA, at the end of the training, constituted the sources for data collection. The analysis showed that the current continuing education policy for teachers in rural schools is determined by the BNC-Continuous Training linked to the BNCC, a document based on the pedagogy of skills, which standardizes the planning of educational work, placing secondary teaching on school content; it mischaracterizes the role of the teacher, reducing their work to circumstantial know-how, and replaces theoretical training with training in and through practice based on professional skills. Furthermore, the investigation made it possible to verify that the contents studied by the teachers studying in the fourth version of the Escola da Terra na Bahia Action, developed between 2017 and 2018, under the leadership of LEPEL/GEPEC/FACED/UFBA, referenced in the foundations of historical pedagogical theory -critical, due to the consistency and counter-hegemonic character that characterizes them, it has the potential to promote the continued training of rural teachers from an emancipatory perspective, equipping them to plan didactic work, the core of teaching, based on the unity between the elements contents-objectives-procedures-evaluation, in order to overcome the standardization of skills pedagogy.
Palavras-chave: Educação do Campo
Ação Escola da Terra
Formação continuada de professores
Planejamento do trabalho didático
Pedagogia histórico-crítica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Citação: SANTOS, Raphael dos. Formação continuada de professores em educação do campo e planejamento do trabalho didático: contribuições da pedagogia histórico-crítica à experiência da quarta versão da Ação Escola da Terra na Bahia - 2017 e 2018. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Salvador, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40067
Data do documento: 13-Jul-2023
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