Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39879
Tipo: Dissertação
Título: Orgasmo feminino em livros de formação: uma análise por meio da crítica feminista
Título(s) alternativo(s): Female orgasm in training books: an analysis by method from feminist criticism
Autor(es): Machado, Marilia de Sousa
Primeiro Orientador: Almeida, Rosiléia Oliveira de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Paiva, Ayane de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
metadata.dc.contributor.referee2: Abrahão, Bruno Otávio de Lacerda
metadata.dc.contributor.referee3: Paiva, Ayane de Souza
metadata.dc.contributor.referee4: Almeida, Rosiléia Oliveira de
Resumo: O presente estudo analisa as teorias biológicas sobre orgasmo feminino presentes em livros de formação, utilizados em cursos de graduação, por meio da crítica feminista. Para esse fim, são examinadas as discussões de gênero em torno do conhecimento que se tem produzido sobre orgasmo feminino, tema que vem sendo considerado como elemento desimportante e desinteressante para a produção de conhecimento. A análise crítica incidiu sobre quatro livros de formação usados nas disciplinas de Anatomia Humana e Fisiologia Humana no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, Bahia, Brasil, sendo identificados e interpretados os discursos presentes nesses livros, numa abordagem de gênero, tendo como contexto os estudos feministas na área de Educação. Como ferramenta de análise, foi utilizada a Análise Crítica do Discurso e a Crítica Feminista à Ciência. Os resultados apontam para a predominância de ideias estereotipadas quanto aos gêneros. Neste sentido, foram evidenciadas teorias que reforçam as concepções opressivas, dentre elas as sexistas e androcênticas.
Abstract: The present study entitled Female Orgasm: The Analysis of the Approach in Training Books Through Feminist Criticism analyzed the biological theories presented in four training books, used in undergraduate courses on female orgasm through feminist criticism, thus examining the discussions of gender around the knowledge that has been produced about the female orgasm, which has been considered as an unimportant and uninteresting element for the production of knowledge. This study aimed at a critical analysis of four training books used in the disciplines of Human Anatomy and Physiology in the Biological Sciences Degree course at the State University of Feira de Santana – UEFS, Bahia, Brazil, with the aim of interpreting the discourses present. In these books, in a gender approach, with feminist studies in the area of Education as a context, for this we use Critical Analysis of Discs and Feminist Criticism of Science as an analysis tool. The results point to the predominance of stereotypical ideas regarding genders. In this sense, theories were highlighted that reinforce oppressive conceptions, including sexist and androcentric ones.
Palavras-chave: orgasmo feminino
análise crítica do discurso
crítica feminista
sexismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39879
Data do documento: 7-Jun-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ORGASMO FEMININO EM LIVROS DE FORMAÇÃO UMA ANÁLISE POR MEIO DA CRÍTICA FEMINISTA.pdf2,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.