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Tipo: Tese
Título: As redes sociais no desenvolvimento da prática pedagógica: experiência em uma escola de Mata de São João
Título(s) alternativo(s): Social networks in the development of pedagogical practice: experience in a school in Mata de São João
Autor(es): Fontes, Anderson Rios
Primeiro Orientador: Neves, Barbara Coelho
metadata.dc.contributor.referee1: Miranda, Zeny Duarte de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Jailson Alves dos
metadata.dc.contributor.referee3: Silva Filho, Penildon
metadata.dc.contributor.referee4: Cunha, Maria Couto
metadata.dc.contributor.referee5: Neves, Barbara Coelho
Resumo: O debate sobre o uso das tecnologias como meio importante de divulgação e disseminação da cultura, do entretenimento, das pedagogias culturais e de aprendizagem vem ganhando força na sociedade. A inclusão das diversas redes sociais no processo de ensino-aprendizagem ainda é uma realidade desafiadora na escola pública. A presente tese vislumbrou como problema de pesquisa, a forma com que as redes sociais, com suas características de socialização, proporcionam a otimização do processo de ensino-aprendizagem. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a integração das redes sociais no processo de ensino-aprendizagem, na Escola Valdete Seixas de Mata de São João-BA. Especificamente, buscou a) identificar a forma como os professores incorporam o uso das redes sociais em suas abordagens pedagógicas; b) discutir as práticas pedagógicas empregadas durante a pandemia de COVID-19 que se beneficiaram do suporte das redes sociais; e c) avaliar se as redes sociais têm o potencial de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. E, para realizar essa pesquisa, foi definida a Metodologia Qualitativa Descritiva e Analítica. Foram aplicados questionários e realizada observação com anotações em diário de campo dos professores da Escola Valdete Seixas, no município de Mata de São João - Bahia. Observou-se que o uso das redes sociais para a prática pedagógica foi intensificado com o advento da pandemia do Covid-19, em função da transição de aulas presenciais na escola, para aulas na modalidade online, no ano de 2020 e, consequentemente, do uso de ambiente virtual de aprendizagem, onde se identificou a indicação de fontes de informação da internet, embora não tenham sido previstas nos planos de ensino. E, diante das evidências, é possível afirmar a construção e efetivação de novas práticas pedagógicas de ensino-aprendizagem.
Abstract: The debate about the use of technologies as an important means of promoting and disseminating culture, entertainment, cultural pedagogies and learning has been gaining strength in society. The inclusion of various social networks in the teaching-learning process is still a challenging reality in public schools. This thesis envisioned as a research problem the way in which social networks, with their socialization characteristics, provide optimization of the teaching-learning process. The general objective of the research was to analyze the integration of social networks in the teaching-learning process, at Escola Valdete Seixas de Mata de São João-BA. Specifically, it sought to a) identify the way in which teachers incorporate the use of social networks into their pedagogical approaches; b) discuss the pedagogical practices used during the COVID-19 pandemic that benefited from social media support; and c) evaluate whether social networks have the potential to improve the teaching-learning process. And, to carry out this research, the Qualitative Descriptive and Analytical Methodology was defined. Questionnaires were administered and observation was carried out with notes in the field diary of teachers at Escola Valdete Seixas, in the municipality of Mata de São João - Bahia. It was observed that the use of social networks for pedagogical practice was intensified with the advent of the Covid-19 pandemic, due to the transition from face-to-face classes at school to online classes in 2020 and, consequently, the use of a virtual learning environment, where the indication of internet information sources was identified, although they were not foreseen in the teaching plans. And, given the evidence, it is possible to affirm the construction and implementation of new pedagogical teaching-learning practices.
Palavras-chave: Escola
Novas práticas pedagógicas
CNPq: Ciências humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: EDUFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39241
Data do documento: 13-Set-2023
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