Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39177
Tipo: Tese
Título: Problematização na educação intercultural: contribuições necessárias ao ensino de ciências
Título(s) alternativo(s): Problematization in intercultural education: essential contribuitions to science teaching
Autor(es): Santana, Uilian dos Santos
Primeiro Orientador: Baptista, Geilsa Costa Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Baptista, Geilsa Costa Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Costa Neto, Eraldo Medeiros
metadata.dc.contributor.referee3: Cordeiro, Rogério Soares
metadata.dc.contributor.referee4: Siqueira, Rafael Moreira
metadata.dc.contributor.referee5: Vieira, Fábio Pessoa
Resumo: Diante da realidade e da diversidade educacional brasileira, torna-se importante compreender e traçar caminhos pelos quais o ensino de ciências possa valorizar as diferentes culturas. Nesse sentido, a educação intercultural torna-se interessante e ainda mais relevante, sobretudo para fazer com que os estudantes oriundos de comunidades tradicionais tenham seus conhecimentos valorizados. Além disso, torna-se necessário fazer com que o ensino seja problematizador, de modo que haja o questionamento acerca da ciência Ocidental hegemônica nas aulas de ciências, compreendendo que existem conhecimentos tradicionais. Para isso, pensar acerca dos questionamentos e perguntas podem trazer contribuições significativas. A presente pesquisa, em vista disso, possui um formato multipaper, e tem como objetivo geral analisar as contribuições da problematização por meio de perguntas e questionamentos para fomentar o diálogo intercultural no ensino de ciências em comunidades tradicionais. Os objetivos específicos são: a) investigar as contribuições das perspectivas freireana e bakhtiniana com a educação científica intercultural por problematização; b) refletir sobre as potencialidades das Pedagogias Locais de uma comunidade tradicional na problematização por meio de perguntas e questionamentos no contexto do ensino de ciências intercultural; c) analisar como a construção de uma sequência de ensino por problematização com base nas realidades socioculturais dos estudantes pode favorecer a formação docente culturalmente sensível na prática pedagógica em Biologia. Para cumprir o primeiro objetivo específico, foi construído o primeiro capítulo, sendo um estudo teórico articulando a pedagogia da pergunta e o ensino problematizador de Paulo Freire com a perspectiva da linguagem na construção de enunciados e interações baseada no Círculo de Bakhtin, em conjunto com questionamentos e perguntas visando a educação científica intercultural. Destacamos a importância de promover o equilíbrio epistêmico dialógico para compreensão do papel da ciência e o planejamento de enunciados problematizadores interculturais, que são estruturas que visam fomentar o diálogo intercultural nas aulas, a fim de promover a educação científica intercultural. No segundo capítulo, que visa cumprir o segundo objetivo específico, foi realizado um estudo com uma turma de uma escola pública de ensino médio na comunidade do Retiro, em Coração de Maria/BA. Neste estudo, foi utilizada uma síntese de um bate-papo com os estudantes, a professora de biologia dessa turma e o pesquisador, além de diário de campo, para analisar as Pedagogias Locais desta comunidade, entendendo os conhecimentos tradicionais dos estudantes e apresentando enunciados problematizadores interculturais que possam ser utilizados nas aulas de ciências. O terceiro objetivo específico origina o terceiro capítulo, em que foi analisada a construção colaborativa de uma Sequência de Ensino Problematizador Intercultural (SEPI) entre o pesquisador e uma professora de Biologia. Como resultado, houve um enriquecimento do perfil culturalmente sensível, bem como a pertinência do conhecimento da comunidade e o desenvolvimento de atividades que estejam relacionadas ao contexto local. Assim, compreendemos a importância de que o ensino seja problematizador, que valorize os conhecimentos dos estudantes oriundos de comunidades tradicionais e que as perguntas e questionamentos, quando planejados e organizados em enunciados problematizadores interculturais, podem suscitar interações e diálogos nas aulas, favorecendo a compreensão da ciência como uma cultura dentre outras e aprofundando o processo da educação científica intercultural.
Abstract: In light of the diverse educational landscape in Brazil, it becomes imperative to comprehend and chart pathways through which science education can acknowledge and celebrate diverse cultures. In this context, intercultural education becomes not only compelling but also essential, particularly in ensuring that students from traditional communities have their knowledge duly recognized. Furthermore, it is crucial to imbue the teaching process with a problematizing approach, fostering a critical examination of the hegemonic influence of Western science in science classrooms, acknowledging the existence of traditional knowledge. Delving into questions and inquiries emerges as a necessary avenue for significant contributions. This research, structured as a multipaper format, aims to analyze the contributions of problematization through questions and inquiries in fostering intercultural dialogue in the teaching of science within traditional communities. The specific objectives include: a) investigating the contribuitions between the Freirean and Bakhtinian perspectives within intercultural scientific education through problematization; b) reflecting about the potential of local pedagogies in traditional communities to engage in problematization through questions and inquiries in the context of intercultural science teaching; c) analyzing how construction of a teaching sequence through problematization based on the sociocultural realities of students can favor culturally sensitive teacher training, particularly in the field of Biology. To address the first specific objective, the first chapter presents a theoretical study that connects the pedagogy of questioning and the problematizing teaching of Paulo Freire with the perspective of language construction of statements and interactions based on Bakhtin's Circle. This is complemented by the inclusion of questions and inquiries aimed at fostering intercultural scientific education. Emphasis is placed on promoting dialogical epistemic balance to comprehend the role of science and to plan intercultural problematizing statements, structures intended to encourage intercultural dialogue in classrooms, thereby promoting intercultural scientific education. In the second chapter, designed to fulfill the second specific objective, involves a study with a class from a public high school in the Retiro community in Coração de Maria/BA. Through a synthesis of conversations with students, the biology teacher, and the researcher, along with field notes, the study aims to analyze local pedagogies in this community, understand the traditional knowledge of students, and present intercultural problematizing statements applicable in science classrooms. The third specific objective originates the third chapter, in which the collaborative construction of an Intercultural Problematizing Teaching Sequence (IPTS) between the researcher and a Biology teacher was analyzed. As a result, there was an enrichment of the culturally sensitive profile, as well the relevance of community knowledge and the development of activities that are related to the local context. Thus, we underscore the importance of imbuing teaching with a problematizing approach that values the knowledge of students from traditional communities. The intentional planning of inquiries and questions, when planned and organized in intercultural problematizing statements, serves to provoke interactions and dialogues in classrooms, enhancing the comprehension of science as a culture among others and deepening the process of intercultural scientific education.
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Interculturalidade
Interacionismo simbólico
Diálogo
Ciências - Estudo e ensino
Interculturalidade
Perguntas e respostas
Diálogo
CNPq: Ciências humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
Citação: SANTANA, Uilian dos Santos. Problematização na educação intercultural: contribuições necessárias ao ensino de ciências. 2024. Tese. (doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Faculdade de Educação. Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana. Salvador/Feira de Santana, 2024.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39177
Data do documento: 26-Fev-2024
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE DE DOUTORADO - Uilian dos Santos Santana.pdf
Restrito até 2026-03-07
Arquivo da tese de doutorado - Uilian dos Santos Santana1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.