Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38769
Tipo: Dissertação
Título: Container: ambiência educativa e de prototipagem no IFES Campus Barra de São Francisco
Título(s) alternativo(s): Container: educational and prototyping environment at IFESCampus Barra de São Francisco
Autor(es): Morais, Ezequiel Alves de
Primeiro Orientador: Cordeiro, Salete de Fátima Noro
metadata.dc.contributor.referee1: Cordeiro, Salete de Fátima Noro
metadata.dc.contributor.referee2: Bonilla, Maria Helena Silveira
metadata.dc.contributor.referee3: Aguado, Alexandre Garcia
Resumo: Esta pesquisa tem o propósito de tensionar o campo da educação básica, mais especificamente os cotidianos vivenciais do ensino médio no Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes Campus Barra de São Francisco. Todo o empenho na elaboração deste trabalho, está voltado para a construção de uma proposta de intervenção voltada para a estruturação de uma ambiência formativa que ofereça condições para a construção de conhecimento experiencial, significativo e relevante. Buscamos responder a seguinte questão problema: de que maneiras a criação e a implantação de uma ambiência inspirada nos espaços de fazedores, que aqui denominamos de Container, atenderia aos anseios e fortaleceria o Ifes Campus Barra de São Francisco e o seu entorno como uma comunidade educativa e colaborativa? Com isso, o objetivo geral foi criar a proposta de uma ambiência baseada na cultura de fazedores a exemplo dos espaços maker, que congregasse o espírito da ética dos hackers, a lógica do conhecimento experiencial, criativo, colaborativo e aberto. Para alcançar esse objetivo desenvolvemos uma pesquisa de caráter qualitativo junto aos alunos, professores, gestores e técnicos administrativos vinculados direta e indiretamente ao curso técnico em agricultura integrado ao ensino médio. Como dispositivos para a produção de dados, utilizamos questionários, entrevistas, rodas de conversa e análises documentais. A análise dos dados foi ancorada na Análise Textual Discursiva (ATD) de Galiazzi e Moraes (2011). A partir dos dados produzidos, ficaram evidenciados aspectos que demandam a criação e implementação desta ambiência, bem como possibilidades e perspectivas de ações da implementação do espaço Container na estrutura do Campus.
Abstract: This research has the purpose of tensioning the field of basic education, more specifically the everyday experiences of high school at the Federal Institute of Espírito Santo – Ifes Campus Barra de São Francisco. All the effort in preparing this work is focused on building an intervention proposal aimed at structuring a training environment that offers conditions for the construction of experiential, meaningful and relevant knowledge. We seek to answer the following problem question: in what ways would the creation and implementation of an ambience inspired by maker spaces, which we here call Container, meet the desires and strengthen Ifes Campus Barra de São Francisco and its surroundings as an educational community? and collaborative? With this, the general objective was to create a proposal for an ambience based on the culture of makers, such as makerspaces, which brought together the spirit of hacker ethics, the logic of experiential, creative, collaborative and open knowledge. To achieve this objective, we developed qualitative research with students, teachers, managers and administrative technicians directly and indirectly linked to the technical course in agriculture integrated into high school. As devices for data production, we use questionnaires, interviews, conversation circles and documentary analyses. Data analysis was anchored in the Discursive Textual Analysis (DTA) of Galiazzi and Moraes (2011). From the data produced, aspects that require the creation and implementation of this environment were highlighted, as well as possibilities and perspectives for actions to implement the Container space in the Campus structure.
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Prototipagem
Tecnologias digitais da informação e comunicação
Ambiente de aprendizagem
Makerspaces
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Tecnologias digitais livres
Ambiência educativa
CNPq: Ciências humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) 
Citação: MORAIS, Ezequiel Alves de. Container: ambiência educativa e de prototipagem no Ifes Campus Barra de São Francisco. 2023. 169f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38769
Data do documento: 29-Set-2023
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Dissertacao_Ezequiel_Alves_de_Morais.pdfDissertação de Mestrado2,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ATA_DEFESA_Ezequiel_assinado.pdfAta de Defesa298,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons