Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38744
Tipo: Tese
Título: Agrobiodiversidade: uma via para a promoção do diálogo intercultural no ensino de Ciências
Título(s) alternativo(s): Agrobiodiversity: a way to promote intercultural dialogue in teaching of Science
Autor(es): Silva, Dirlane Gomes e
Primeiro Orientador: Baptista, Geilsa Costa Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Baptista, Geilsa Costa Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Guimarães, Ana Paula Miranda
metadata.dc.contributor.referee3: Siqueira, Rafael Moreira
metadata.dc.contributor.referee4: Barbosa, Rubén Hernández
metadata.dc.contributor.referee5: Diório, Ana Paula Inácio
Resumo: Apresentamos os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo geral analisar a agrobiodiversidade enquanto via para a promoção do diálogo intercultural no ensino de ciências para estudantes do campo, coadunadas às suas realidades socioculturais. Nesse sentido, percorremos os seguintes objetivos específicos: a) investigar através de revisão sistemática na literatura existente, se, e como a agrobiodiversidade está relacionada ao ensino de ciências. b) problematizar os documentos educacionais do município de Ipecaetá, Bahia. Brasil, tais como: Plano Municipal de Educação do Município, Referencial Curricular Municipal e Planos Políticos Pedagógicos no que tange a agrobiodiversidade para a promoção do diálogo intercultural no ensino de ciências. c) identificar as concepções de professores da área de ciências acerca da agrobiodiversidade e possibilidades da sua consideração no diálogo intercultural. Trata-se de pesquisa qualitativa descritiva, com foco de atenção aos significados atribuídos pelos sujeitos e objetos de investigação. Nesta perspectiva, foi realizada revisão sistemática de literatura, análise de documentos e pesquisa empírica, através da entrevista semiestruturada. Com relação à revisão sistemática de literatura, não foram encontradas pesquisas que relacionem de forma direta agrobiodiversidade como via para o ensino de ciências. Todavia, verifica-se que a agrobiodiversidade tem sido tema de numerosas investigações voltadas para sua identificação, usos, consumo, abrangendo múltiplas áreas do conhecimento: saúde, alimentação, direito, meio ambiente, biodiversidade e cultura, dentre outros. Há indicativo de que o meio acadêmico possui interesses diversos nas investigações acerca da agrobiodiversidade. Entretanto, é possível afirmar que há um longo caminho a ser seguido na direção de registrar, valorizar e abordar amplamente a agrobiodiversidade, sobretudo no âmbito de sua aplicabilidade ao ensino de ciências intercultural. Os principais resultados derivados da análise de documentos apontam que não há indicação de um currículo específico para o ensino de ciências para estudantes do campo com abordagem da agrobiodiversidade. Há indicação implícita da agrobiodiversidade como temática no âmbito do planejamento da educação; há reconhecimento da consideração pela sociocultura dos estudantes de suas bases campesinas, de forma explícita. A pesquisa aponta na direção de que são necessários maiores esforços e empenho no atendimento às especificidades dos estudantes do campo e aos seus contextos, para a formulação de planejamentos pedagógicos que direcione para estratégias mais aproximadas, com via em inserir de forma explícita a abordagem da agrobiodiversidade e assim construir caminhos para preenchimento desta lacuna no ensino de ciências. Destarte, o estudo poderá contribuir na construção de documentos curriculares para o ensino de ciências na proposição de planejamentos futuros. Acerca da pesquisa empírica, observa-se que os professores se empenham e possuem grande interesse em atender necessidades educacionais do contexto dos estudantes do campo, porém estes apontam a insipiência das condições de trabalho, típicas da profissão, falta de arcabouço documental específico, pedagógico e formativo para sua efetividade. Possivelmente, práticas pedagógicas estão sendo encaminhadas de forma simplista, priorizando-se ensino hegemônico como ponto de partida. É necessário ampliar a imersão e inclusão da sociocultura local enquanto arcabouço pedagógico, considerando os pontos de convergência entre ciência e os aspectos socioculturais alinhados a agrobiodiversidade.
Abstract: We present the results of a survey whose general objective was to analyze the agrobiodiversity as a way to promote intercultural dialogue in science teaching for rural students, linked with their sociocultural realities. In this sense, we go through the following specific objectives: a) to investigate, through a systematic review in the existing literature, whether and how agrobiodiversity is related to science teaching. b) to problematize the educational documents of the city of Ipecaetá, Bahia. Brazil, such as: Municipal Education Plan of the City, Municipal Curriculum Reference and Pedagogical Political Plans regarding agrobiodiversity for the promotion of intercultural dialogue in science teaching. c) to identify science teachers' conceptions about agrobiodiversity and possibilities for its consideration in intercultural dialogue. This is a descriptive qualitative research, with a focus on the meanings attributed by the subjects and objects of the investigation. In this perspective, a systematic literature review was made, document analysis and empirical research were carried out through semi-structured interviews. Concerning to the systematic literature review, no studies were found that directly relate agrobiodiversity as a way to teach science. However, it appears that agrobiodiversity has been the subject of numerous investigations focused on its identification, uses, consumption, covering multiple areas of knowledge: health, food, law, environment, biodiversity and culture, among others. There is an indication that the academic environment has different interests in investigations about agrobiodiversity. However, it is possible to affirm that there is a long way to go in the direction of recording, valuing and broadly addressing agrobiodiversity, especially in the scope of its applicability to intercultural science teaching. The main results derived from the analysis of documents indicate that there is no indication of a specific curriculum for teaching science to rural students with an agrobiodiversity approach. There is an implicit indication of agrobiodiversity as a theme within the scope of education planning; there is explicit recognition of the consideration for the socio-culture of students from their rural bases. The research points in the direction that greater efforts and commitment are in attendance of the specificities of rural students and their contexts, for the formulation of pedagogical plans that direct towards closer strategies, with a view to explicitly inserting the agrobiodiversity approach and thus build ways to fill this gap in science teaching. Thus, the study may contribute to the construction of curriculum documents for science teaching in proposing future plans. About the empirical research, it is observed that the teachers are committed and have a great interest in attend the educational needs of the context of rural students, but they point to the insipidity of the working conditions, typical of the profession, lack of specific documental framework, pedagogical and formative for its effectiveness. Possibly, pedagogical practices are being forwarded in a simplistic way, prioritizing hegemonic teaching as a starting point. It is necessary to expand the immersion and inclusion of local socioculture as a pedagogical framework, considering the points of convergence between science and sociocultural aspects aligned with agrobiodiversity.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Agrobiodiversidade
Diálogo intercultural
Letramento científico
CNPq: Ciências humanas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana
Sigla da Instituição: UFBA/FACED e UEFS
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
Citação: Silva, Dirlane Gomes e. Agrobiodiversidade: uma via para a promoção do diálogo intercultural no ensino de ciências 141 f - 2023.Tese (Doutorado). Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana — Salvador,2023.
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38744
Data do documento: 1-Ago-2023
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIRLANE GOMES E SILVA-TESE-VERSÃO FINAL-PPGEFHC.pdf2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons