Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38582
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Dagô- música e pertencimento no currículo escolar: uma aproximação didática com a cultura afro-brasileira.
metadata.dc.creator: Miranda, Bruno Lessa Valverde de
metadata.dc.contributor.advisor1: Castro, Ângelo Tavares
metadata.dc.contributor.referee1: Castro, Ângelo Tavares
metadata.dc.contributor.referee2: Figueredo, Cristiano Severo
metadata.dc.contributor.referee3: Candusso, Flávia Maria Chiara
metadata.dc.description.resumo: O objetivo geral deste artigo é refletir sobre a música afro-brasileira e seus parâmetros, para o fortalecimento do ensino de música. Decorrente deste será pesquisada a cultura musical brasileira, investigando a africanidade presente em sua gênese; buscarei refletir sobre a música decorrente da diáspora negra no Brasil, despertando abordagens e recursos para a educação musical; considerarei a importância do corpo no processo de aprendizagem musical; e explorarei as inter-relações entre saberes e práticas musicais e de outras áreas. Diante esse desafio, apresentarei o caminho percorrido, no qual incluo o estudo das Claves Rítmicas e sua aplicabilidade na educação musical, e aspectos da cosmovisão africana para fruição da música afrodiaspórica, entre eles destaco a Complementaridade, a Circularidade, a Oralidade e a Corporeidade.
Resumen : The general objective of this article is to reflect on Afro-Brazilian music and its parameters, for the strengthening of music teaching. As a result of this, the Brazilian musical culture will be researched, investigating the Africanity present in its genesis; I will seek to reflect on the music resulting from the black diaspora in Brazil, awakening approaches and resources for music education; I will consider the importance of the body in the musical learning process; and I will explore the interrelationships between musical and other knowledge and practices. Faced with this challenge, I will present the path taken, in which I include the study of Rhythm Keys and their applicability in music education, and aspects of the African cosmovision for the enjoyment of Afro-diasporic music, among them I highlight Complementarity, Circularity, Orality and Corporeity.
Palabras clave : claves
educação musical
ritmo
música afro-brasileira
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
metadata.dc.publisher.program: Outro
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38582
Fecha de publicación : 2-dic-2022
Aparece en las colecciones: Dissertação (ProfArtes)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BRUNO-final ok banca.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons