Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38582
Tipo: Dissertação
Título: Dagô- música e pertencimento no currículo escolar: uma aproximação didática com a cultura afro-brasileira.
Autor(es): Miranda, Bruno Lessa Valverde de
Primeiro Orientador: Castro, Ângelo Tavares
metadata.dc.contributor.referee1: Castro, Ângelo Tavares
metadata.dc.contributor.referee2: Figueredo, Cristiano Severo
metadata.dc.contributor.referee3: Candusso, Flávia Maria Chiara
Resumo: O objetivo geral deste artigo é refletir sobre a música afro-brasileira e seus parâmetros, para o fortalecimento do ensino de música. Decorrente deste será pesquisada a cultura musical brasileira, investigando a africanidade presente em sua gênese; buscarei refletir sobre a música decorrente da diáspora negra no Brasil, despertando abordagens e recursos para a educação musical; considerarei a importância do corpo no processo de aprendizagem musical; e explorarei as inter-relações entre saberes e práticas musicais e de outras áreas. Diante esse desafio, apresentarei o caminho percorrido, no qual incluo o estudo das Claves Rítmicas e sua aplicabilidade na educação musical, e aspectos da cosmovisão africana para fruição da música afrodiaspórica, entre eles destaco a Complementaridade, a Circularidade, a Oralidade e a Corporeidade.
Abstract: The general objective of this article is to reflect on Afro-Brazilian music and its parameters, for the strengthening of music teaching. As a result of this, the Brazilian musical culture will be researched, investigating the Africanity present in its genesis; I will seek to reflect on the music resulting from the black diaspora in Brazil, awakening approaches and resources for music education; I will consider the importance of the body in the musical learning process; and I will explore the interrelationships between musical and other knowledge and practices. Faced with this challenge, I will present the path taken, in which I include the study of Rhythm Keys and their applicability in music education, and aspects of the African cosmovision for the enjoyment of Afro-diasporic music, among them I highlight Complementarity, Circularity, Orality and Corporeity.
Palavras-chave: claves
educação musical
ritmo
música afro-brasileira
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
metadata.dc.publisher.program: Outro
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38582
Data do documento: 2-Dez-2022
Aparece nas coleções:Dissertação (ProfArtes)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNO-final ok banca.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons