Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38582
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMiranda, Bruno Lessa Valverde de-
dc.date.accessioned2023-12-04T13:33:03Z-
dc.date.available2023-12-04T13:33:03Z-
dc.date.issued2022-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38582-
dc.description.abstractThe general objective of this article is to reflect on Afro-Brazilian music and its parameters, for the strengthening of music teaching. As a result of this, the Brazilian musical culture will be researched, investigating the Africanity present in its genesis; I will seek to reflect on the music resulting from the black diaspora in Brazil, awakening approaches and resources for music education; I will consider the importance of the body in the musical learning process; and I will explore the interrelationships between musical and other knowledge and practices. Faced with this challenge, I will present the path taken, in which I include the study of Rhythm Keys and their applicability in music education, and aspects of the African cosmovision for the enjoyment of Afro-diasporic music, among them I highlight Complementarity, Circularity, Orality and Corporeity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectclavespt_BR
dc.subjecteducação musicalpt_BR
dc.subjectritmopt_BR
dc.subjectmúsica afro-brasileirapt_BR
dc.subject.otherclavespt_BR
dc.subject.othermusic educationpt_BR
dc.subject.otherrhythmpt_BR
dc.subject.otherAfro-Brazilian musicpt_BR
dc.titleDagô- música e pertencimento no currículo escolar: uma aproximação didática com a cultura afro-brasileira.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programOutropt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Castro, Ângelo Tavares-
dc.contributor.referee1Castro, Ângelo Tavares-
dc.contributor.referee2Figueredo, Cristiano Severo-
dc.contributor.referee3Candusso, Flávia Maria Chiara-
dc.creator.Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4265892Y1&tokenCaptchar=03AFcWeA47PHn1gi2oCPNq481pI6jU9jN7R42hLzrsVhO-W7Y39ktp_oh69n5JuDLtNwKca3x3DwqxmB-F5Bit-2bqty-uVXiSl5qfxJ43fMzzePkwBeDLmFwq-qyq68tEZkE3O1Nqa3YCq4kd0BxDeoD_a1Inw6ym2y1FUduCxxfFrhqLXeim_88AvGaxwFbKp-B7xfZHwUG7LniT2VIu0XCQVCziuvT1dnVEBz5-k1sbuSsoE2pA6YA-KP2qqXLmAd_5tly4NaiGlHbk-mzP0olkNn6CDSxyYB3q6_vp2zV_ILiUTQQ-Xywc7xIxiVXpl_bSKRUHUjlI91zpvr2VWGhaXa_R9YSkMkaswFq7DfVXIO9vvkke_eW23vmmTuh1kaRz0H6ReP1alDb_oZXv9uHM1Mqjf5baSuPapgGY_aoya0xUuhyoYYc213kioHj5_yz7IlZsDh0yDACsj1CvEJnIJqxq0knNvdJItqa7Z5QKdUGECAHkkZ-DH40t2KMQflWjznOn9cf47HxwVPwFe5IwXF7tdDfD-q_8t10R3MPBHxmR-ZcwdWDEJ9iNS17uVllJdiGGjTcm#:~:text=acessar%20este%20CV%3A-,http%3A//lattes.cnpq.br/7534681602430801,-ID%20Lattes%3Apt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral deste artigo é refletir sobre a música afro-brasileira e seus parâmetros, para o fortalecimento do ensino de música. Decorrente deste será pesquisada a cultura musical brasileira, investigando a africanidade presente em sua gênese; buscarei refletir sobre a música decorrente da diáspora negra no Brasil, despertando abordagens e recursos para a educação musical; considerarei a importância do corpo no processo de aprendizagem musical; e explorarei as inter-relações entre saberes e práticas musicais e de outras áreas. Diante esse desafio, apresentarei o caminho percorrido, no qual incluo o estudo das Claves Rítmicas e sua aplicabilidade na educação musical, e aspectos da cosmovisão africana para fruição da música afrodiaspórica, entre eles destaco a Complementaridade, a Circularidade, a Oralidade e a Corporeidade.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHACpt_BR
dc.relation.referencesABIB, Pedro Rodolpho Jungers. Os velhos capoeiros ensinam pegando na mão. Cadernos CEDES, vol. 26, n. 68. Campinas: Unicamp, 2006. Pp. 86-98. ADÃO, Jorge Manoel. Características da cultura e cosmovisão africanas e centralidade do culto aos orixás no Brasil. La Salle: Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 16, n. 1, jan./jun. 2011. BARBOSA. Ana Mae. A Importância da Imagem no Ensino da Arte: Diferentes Metodologias. In: BARBOSA, A. M. A imagem no ensino da arte. 6ª.ed. São Paulo: Perspectiva, 2007. BENÍCIO, Marciane Silva Ambrosio; ESTUDANTE, U. E. P. B. PLURALIDADE E DIVERSIDADE: O MULTICULTURALISMO PRESENTE NO ESPAÇO ESCOLAR. S.l, s.d. CANDAU, Vera Maria. Sociedade, educação e cultura (s): questões e propostas. Editora Vozes, 2002. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. CANDUSSO, Flávia Maria Chiara. Capoeira Angola, educação musical e valores civilizatórios afro-brasileiros. Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia. Escola de Música, Salvador, 2009. CASTRO, Yeda Pessoa de. Marcas de africania no português brasileiro. Rev. Africanias. com, v. 1, p. 1-7, 2011. CORREIA, Yves Tanuri Santos. Estruturas Rítmicas da Música Carnática no Processo Composicional de Orishiva. Rio de Janeiro: UNIRIO, Anais do SIMPOM, n. 6, 2020. DE OLIVEIRA, Eduardo David. Filosofia da ancestralidade como filosofia africana:: educação e cultura afro-brasileira. Brasília: Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE), n. 18, p. 28-47, 2012. DOS SANTOS, Ademir Barros. Africanidades e educação. Utopía y Praxis Latinoamericana. Universidad del Zulia, Venezuela, v. 22, n. 79, p. 71-81, 2017. DOS SANTOS, Luis Carlos Ferreira. ATITUDE FILOSÓFICA: Filosofia de raiz africana como um pensamento da complementaridade. Revista África e Africanidades, Ano 2, n. 8, fev., 2010. DUMAS, ALEXANDRA GOUVEA. NÃO SE APRENDE SAMBA NO COLÉGIO? folguedos populares e processos pedagógicos. Teatro: criação e construção de conhecimento [online], v.1, n.1. UFT, Palmas/TO, jul./dez. 2013. FERREIRA, Luis. La música afrouruguaya de tambores en la perspectiva cultural afro atlántica. Anuario: Antropología social y cultural en Uruguay, v. 2001, p. 41-57, 2001. FERREIRA, Tássio. Pedagogia da Circularidade: fundamentos de ensino inspirados no Unzó ia Kisimbi ria Maza Nzambi. Revista Teias, v. 21, n. 62, p. 64-77, 2020. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro, LTC, 2019. GHIVELDER, S. Sílabas mnemônicas na educação musical. Trabalho de conclusão de curso em Educação Musical, Instituto Pedagógico de Minas Gerais-Facel, Rio de Janeiro, Brasil, 2017. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. GILROY, Paul. O Atlântico Negro: modernidade e dupla consciência. 2. ed. São Paulo: Editora 34; Rio de Janeiro: Universidade Candido Mendes, Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2012. GRAEFF, Nina. Fundamentos rítmicos africanos para a pesquisa da música afro-brasileira: o exemplo do Samba de Roda. Música e Cultura 9, 2014. OYEWÙMÍ, Oyèrónké; DE FREITAS NETO, Leonardo; PINHO, Osmundo. Visualizando o corpo: teorias ocidentais e sujeitos africanos. Novos Olhares Sociais, v. 1, n. 2, p. 294-317, 2018. KLUCKHOHN, Clyde. Antropologia: um espelho para o homem. Editora Itatiaia Limitada, Belo Horizonte, 1963. LEITE, Letieres. Rumpilezzinho laboratório musical de jovens: relatos de uma experiência: LeL Produções Artísticas, Salvador, 2017. MARQUES, Olavo Ramalho; FOLA, Nina. Tambor, a comunicação ancestral: Imagens, estéticas e rupturas epistemológicas em uma Comunidade Terreira. ILUMINURAS, v. 18, n. 43, 2017. MAULEÓN, Rebeca. Salsa Guidebook for piano and Ensemble. Petaluma: Sher Music Co,1993. MOLINA, Sergio Augusto. A composição de música popular cantada: a construção de sonoridades e a montagem dos álbuns no pós-década de 1960. 2014. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. MOURA, Clóvis. História do negro brasileiro. Editora Ática, 1989. MUNANGA, Kabengele. Arte afro-brasileira: o que é afinal?. PARALAXE, v. 6, n. 1, p. 5- 23, 2019. PAULA JUNIOR, Antonio Filogenio. Eduacação e oralidade no oeste africano pela representação de Amadou Hampaté Bâ. Piracicaba, SP, v. 158, 2014. PAULI, Elvis; PAIVA, Rodrigo Gudin. Polirritmia: conceitos e definições em diferentes contextos musicais. Revista Música Hodie, v. 15, n. 1, 2015. PENNA, M. Desafios para a educação musical: ultrapassar oposições e promover o diálogo. Revista da Abem, Porto Alegre, n. 14, p. 35-43, mar. 2006. PEREIRA, Á. E.; KONOPLEVA, E. . Ritmo Ijexá ao Piano: Aspectos Interpretativos. In: XIV ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2018, Salvador. ENECULT XIV, 2018. RIBEIRO, NARIÁ ASSIS. RITMO NÃO-PULSANTE: ausência de sensação de pulsação no repertório do século XX. 2017. 122f. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. ROCHA, Rosa Margarida de Carvalho. A pedagogia da tradição: as dimensões do ensinar e do aprender no cotidiano das comunidades afro-brasileiras. Revista Paidéia. Universidade Fumec. Belo Horizonte, Ano 8, n.11, p. 31-52, jul./dez. 2011. RODRÍGUEZ RUIDÍAZ, Armando. El origen de la música cubana. Mitos y realidades. 2013. SCOTT, Guilherme. Universo percussivo baiano de Letieres Leite− educação musical afro-brasileira: possibilidades e movimentos. 2019. 55f. Mestrado Profissional (Mestrado em Música – Programa de Pós-Graduação Profissional em Música – Universidade Federal da Bahia, Escola de Música, 2019. SILVA, Acildo Leite da. Memória, tradição oral e a afirmação da identidade étnica. GT: Afro-brasileiros e educação. 27ª Reunião da ANPED, 2006. SOUZA, Luan Sodré de. Educação musical afrodiaspórica: uma proposta decolonial a partir dos sambas do Recôncavo Baiano. Revista da Abem, v. 28, p. 249-266, 2020. STOROLLI, Wânia Mara Agostini. O corpo em ação: a experiência incorporada na prática musical. Revista da ABEM, v. 19, n. 25, 2014. VALENTIN, Rute Martins; BACKES, José Licínio. A lei 10.639/03 e a educação étnico cultural/racial: reflexões sobre novos sentidos na escola. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, v. 1, n. 1, 2011. VALLES, Mónica Leonor; PÉREZ, Joaquín Blas; MARTÍNEZ, Isabel Cecilia. La clave rítmica como organizador de la temporalidad en las músicas latinoamericanas. In: I Congreso Internacional de Música Popular (La Plata, octubre 2016). 2016. ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. São Paulo: HUCITEC: EDUC, 1997pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (ProfArtes)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNO-final ok banca.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons